Vírus Nobel

Os descobridores do Vírus da Inmunodefiencia Humana (HIV) e Vírus do Papiloma Humano (HPV), premiados com o Nobel de Medicina
O Vírus do Papiloma Humano é, na verdade, um clube de 200 tipos diferentes que vivem na pele.

Como podemos ajudar a entrar um papiloma no chuveiro?
“Mais vale tarde do que nunca. Está bem que o comitê do Nobel se interesse por esta doença. Embora seja um pouco curioso, que o faça agora, que é uma praga mundial”. Luc Mongaigner, descobridor do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) reagia assim à notícia de que a concessão do Nobel, que compartilha com sua companheira de pesquisa, então, Francoise Barre-Sinoussi, e com Harald zur Hausen, o pesquisador que determinou que o Vírus do Papiloma Humano (HPV) foi o responsável pelo câncer de colo de útero.
Estocolmo reconhece os pesquisadores cujos trabalhos salvou milhões de vidas. Montaigner e Barre-Sinoussi identificaram um vírus que, no início dos anos 80, chocou o mundo. Suas pesquisas deram lugar às de muitos outros, graças às quais a aids deixou de ser uma doença mortal e tornou-se uma doença crônica. Os trabalhos de Harald zur Hausen permitiram desenvolver uma vacina contra o câncer de colo de útero, que evitará a morte de 150.000 mulheres em todo o mundo, mil dos quais em Portugal.

About the Author