Como não se transmite o HIV


O VIH (vírus de imunodeficiência humana) requer algo mais que um simples contato para transmiti-lo. A partir deste blog de saúde contamos-lhe os casos em que não há perigo: como não se transmite o HIV. As relações sexuais de risco são o principal foco de contágio, assim como o uso compartilhado de seringas.

O HIV é um vírus de imunodeficiência humana, que destrói as defesas do organismo e propicia o aparecimento de infecções. A aids é a fase mais grave desta infecção. O uso do preservativo nas relações sexuais é fundamental para evitar o contágio.
É importante saber em que situações não acontece, já que existem certos bulos sobre a forma de contágio. Em geral, quando você tocar uma pessoa que sofre de infecção não precisa de infecção. Ou seja, através de beijos, abraços e carícias não há transmissão, nem para dar a mão a uma pessoa infectada.
Aqui podemos derivar que o HIV não se transmite quando se compartilham elementos comuns, como o telefone ou a roupa, já que por tocar em algo que não se transmite. Do mesmo modo, animais, mosquitos e outros insetos não são responsáveis pela transmissão.
Além disso, certos fluxos corporais também não transmitem o HIV. Neste sentido, é importante deixar claro que o suor, as lágrimas ou a saliva não transmite o HIV, como também não se faz através da tosse ou de espirros.
A transmissão do HIV não se faz quando se partilham chuveiros ou bacias. É dizer, quando você vai à academia, por exemplo, e estão em um guarda-roupa público que utiliza as mesmas instalações, não tem por que ser transmitido o HIV. Também em piscinas públicas, colégios ou em qualquer centro de lazer.

Por último, podemos notar que ao doar sangue não tem por que ter problemas na hora de transmitir o vírus, ao menos nos países em que a situação está controlada.

About the Author