Vitaminas importantes na gravidez


As vitaminas possuem várias funções reguladoras no organismo, por isso é necessário não perder de vista sua contribuição na gravidez, bem como os suplementos vitamínicos necessários, já que aumentam as necessidades de algumas, indispensáveis para preservar a saúde e o desenvolvimento do feto durante toda a gravidez.
Vitamina A
A deficiência de vitamina A é praticamente inexistente, embora haja que ter em conta que uma hipervitaminosis pode danificar o embrião e o feto.
Vitamina B6
Com uma dieta equilibrada, não cobrem as necessidades de vitamina B6, por que as deficiências desta vitamina incidem no cordão umbilical e no leite materno. A vitamina B6 é útil para tratar dos vômitos, assim como a hipertensão induzida pela gravidez.

Ácido fólico
Demonstrou-Se essencial a suplementação de ácido fólico durante a gravidez. Esta vitamina ajuda a prevenir defeitos do tubo neural do feto, como espinha bífida e anencefalia, além de reduzir o risco de anomalias congênitas, não genéticas. A deficiência desta vitamina está relacionada com o aborto espontâneo, baixo peso ao nascer e partos prematuros.
Vitamina C
A deficiência desta vitamina está relacionada com preeclampsia -associada à hipertensão induzida durante a gravidez – e ruptura prematura das membranas amnióticas, embora não devem exceder as doses recomedadas, já que uma hipervitaminosis causa o escorbuto infantil.
Vitamina D
A deficiência de vitamina D não é habitual, já que é sintetizado na pele através dos raios do sol. A deficiência materna de vitamina D e, conseqüentemente, a do feto, pode levar a hipocalcemia neonatal e hipoplasia infantil do esmalte, assim como osteomalacia da mãe. Uma hipervitaminosis de vitamina D, pode prejudicar o feto. As mulheres vegetarianas que não tomam cálcio ou veganas devem tomar um suplemento de vitamina D.

Foto Por: bebesembarazo

About the Author