Televisão contra a saúde


É verdade que a televisão é uma forma simples, económica e muito confortável de entretenimento, mas, como em tudo, o seu excesso é prejudicial para a nossa saúde. A televisão pode se tornar um vício para as pessoas, especialmente para crianças e jovens, e criar problemas de comportamento.
Além de propiciar uma perda de sensibilidade pelo alto índice de violência, a televisão cria comportamentos sedentários, sendo uma das principais causas para o aumento da obesidade em nível mundial.
O estar sentados em frente ao televisor não propicia nenhuma atividade positiva para o nosso corpo, se a isto somarmos a infinita quantidade de publicidade a que somos bombardeados com anúncios de comida, a maioria não é saudável, é normal que se sofram as comuns compulsão em frente ao televisor do que muitas vezes não somos conscientes.

Estudos recentes revelam que a quantidade média de horas que passa um português em frente ao televisor. Os números são alarmantes, já que chegam às 5 horas diárias por pessoa, mais de meia jornada de trabalho, que permanecemos sentados, sem fazer nada, e o mais preocupante é que os números têm vindo a aumentar nos últimos anos, sendo as crianças um dos mais afetados.
Entre o mais chocante desses números é saber de verdade quantas horas perdemos em frente ao televisor para a semana. Em média, falamos de 35 horas semanais. Quantas coisas poderíamos fazer neste tempo? E o pior é que sempre nos queixamos que não temos tempo para nada.
Talvez temos que começar por reduzir este número e começar a usar nosso tempo livre em atividades mais produtivas e menos prejudiciais para a nossa saúde.
Tanto tempo em frente à tv pode nos trazer problemas cardiovasculares por falta de mobilidade, o que impede que o organismo processe de maneira adequada os açúcares e as gorduras.

Existem muitas atividades mais benéficas para o nosso corpo que podemos fazer no tempo livre, e de baixo orçamento, como ir ao parque, a dar um passeio a pé, ou de bicicleta, até mesmo os jogos de mesa são menos nocivos para a saúde, apesar de ser uma atividade sedentária.

About the Author