Sensibilidade nos pés de pacientes diabéticos


Os pés das pessoas que sofrem de diabetes, são muito sensíveis a cualquiermtipo de trauma: o calcanhar e as proeminências ósseas são especialmente frágeis. Os danos aos nervos periféricos dos pés são os que provocantrastornos sensoriais, que se não cuidados podem ser convertidas em úlceras, infecções ou podem até mesmo levar à gangrena e em casos fatais a necessidade de amputações.
Para não chegar a estes pontos, há várias medidas que devemos tomar, sendo que a higiene é um ponto super importante como a escolha do calçado e meias corretos, devemos usar roupas à nossa medida, que não nos aperta.
É recomendablelavar os pés diariamente com um sabonete que não seja abrasivo para a pele. Após isto, devemos secá-los muito bem, e evitar a todo o custo frotarlos bruscamente, melhor seca por pressão.
Para humdecerlos, você pode usar óleo vegetal, isto ajudará a evitar que ressequem e se saiam escamas, de igual forma, faça-o com cuidado.
Se os pés estiverem muito sensíveis, pode frotarlos com um pouco de álcool com muito cuidado uma vez por semana, procura dar suaves massagens do calcanhar até as pontas de seus dedos, ele o ajudará a circulação do sangue.
A causa dos danos dos nervos sensoriais, é freqüente em pacientes diabéticos que as lesões ocorram sem apresentar dor, o que costuma agravar a lesão antes que o paciente procure um médico para pedir ajuda.
Também é recomendável que as unhas dos pés, corte-a ao meio em linha reta, sem arredondar os cantos. Isto com a finalidade de evitar que cresçam tortas e enterradas, nunca corte-os, além dos tecidos brancos subjacentes do dedo.
As lesões mais comuns que se dão entre os pacientes de diabetes é indispensável estar vacinados corretamente contra o tétano, e realizar revisões periódicas por um especialista, monitorando as feridas ou lesões que possam apresentar-se nos intermediários.

About the Author