Posição de equídeos


A posição de equídeos é uma deformidade no pé que é mantido de forma constante, com uma flexão da planta do pé, como se estivessem sempre em bicos de pés. Isso obriga-nos a andar flexionando excessivamente o joelho para levantar o pé e evitar o atrito na ponta do pé com o solo, trazendo com sigo várias moléstias.
O pé é um órgão extremamente complexo, com articulações de conformação anatômica muito complicado, o que torna possível realizar os mais vastos e complicados movimentos adaptando-se a todo o tipo de superfícies e dando-lhe a capacidade de suportar a carga do peso do próprio corpo.
A contratura do músculo tríceps (tendão de Aquiles encurtado) é a causa de que o pé adote a posição de equídeos. Os movimentos das articulações da região encontram-se limitados, como consequência das articulações mal alinhadas.

Seu nome vem de uma comparação anatômica com a maneira de andar de cavalo, um cavalo (cavalo) apoia suas pernas sobre seus capacetes, parecendo que anda também de “ponta dos pés”. Esta incorreto posição do pé pode dar-se apenas em um pé ou ambos.
O pé eqüino provoca um desequilíbrio na transmissão do peso no pé, isso ocasiona uma sobrecarga nas cabeças dos metatarsianos que deriva em uma metatarsalgia ou dor na planta do pé.

Existem várias causas para o aparecimento de um pé eqüino, as mais comuns costumam ser: o pé equino-varo, congénita ou pé zambo, doenças neurológicas, sequelas de fraturas, ruptura de tendões extensores do pé ou intervenções cirúrgicas.
Diante de uma deformação do pé como esta, devemos recorrer a um especialista para estudar a flexibilidade de nosso pé e de avaliar o grau de rigidez de todas as articulações. Mas devemos saber que, quanto mais rígida e estruturada for a criança, mais difícil será de corrigir o problema.

About the Author