Por que caminhamos eretos?

Uma nova análise dos ossos de macaco explica a razão.
De acordo com um recente descoberta de Tracy Kivell do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva e Daniel Schmitt Universidade de Duke, a diferença entre as bonecas, os gorilas e os chimpanzés, tem a chave de nosso modo de nos deslocarmos.
Embora tanto os chimpanzés, os gorilas se movem apoiando os nós dos dedos no chão. Kivell e Schmidt descobriram que a disposição dos ossos de suas bonecas são diferentes. Enquanto os primeiros flexionan os braços e apoiam as juntas, passando para a mão a um grande stress, mas ganhando em estabilidade ao deslocar-se entre os galhos das árvores, os gorilas, andam com os braços e as bonecas estendidos, o que faz com que seus membros superiores, estão liberadas de estresse que sofrem os braços dos chimpanzés.
Como resultado disso, a boneca de os chimpanzés têm uns pequenos “sobrehuesos” e depressões que impedem que a boneca é duplo demais, algo de que os gorilas não têm. Os ossos de nossos ancestrais, aqueles que viveram há 3 milhões de anos, são mais parecidos com os dos chimpanzés do que os dos gorilas. Isto concorda com a idéia de que a posição ereta de nossos ancestral evoluiu de um ancestral comum capaz de se mover entre as árvores, com as suas quatro pontas, e também de andar ereto.

About the Author