O tártaro


O tártaro é algo inevitável em nossas bocas. Por muito que nos cepillemos os dentes e a língua, isso é algo que convive conosco. É claro que, se o deixamos acumular de ter problemas nas gengivas e dentes.
Mas para que se faça uma idéia, nossos dentes são filtrados cada dia cerca de sete litros de saliva. Esta substância tem uma quantidade importante de sais, o que contribui de forma muito importante, além de tudo que você ingere normalmente, para a formação do tártaro.
Uma vez que o tártaro se deposita nas peças dentárias, se não formos ao dentista para que tirá-lo, mais cedo ou mais tarde, vamos começar a sofrer de problemas na gengiva, como gengivite, que consiste na inflamação e sangramento das gengivas, assim como também padeceremos de halitose (mau hálito).
Se, após aparecer esta situação, continuamos sem ir ao dentista, os dentes começam a se soltar e a se deslocar por causa de inchaço e deriva no que se chama piorrea ou periodontite. Finalmente, você acaba perdendo os dentes.
O dentista ou higienista dental, é o único que pode retirar o tártaro dos dentes, uma vez instalado neles por meio de uma limpeza dental, o ideal é fazê-la a cada 6 meses.

A forma de prevenir o tártaro dental, é através de uma boa higiene dental, ou seja, uma pasta de dentes específica de preferência fluoretada, além de uma escovagem frequente de várias vezes ao dia e o uso do fio dental.
Ter em conta não passar muitas horas sem escovar os dentes após o consumo de chá ou café e de fumar, já que estas substâncias, além de tingir os dentes, de forma não visível desgastam o esmalte dentário, por que o dente fica áspero e rugoso e esta textura contribui para que o tártaro se ajuste mais rápido e de forma mais intensa.

About the Author