O que são os transtornos psicosomáticos


Quando a origem de um problema físico tem o seu ponto de partida em um aspecto psicológico, então falamos de distúrbios fase crônica. A partir deste blog de saúde contamos mais detalhes de um problema que se estima que afeta cerca de 30% dos pacientes que vão ao médico.

Ter sintomas físicos e não saber de onde vêm. Tentar de tudo para resolver esses problemas, mas nada que não se resolvem. Em muitas ocasiões, quando um paciente tem problemas físicos, costuma ter uma origem psicológica, e estamos falando de um transtorno psicossomático.
Assim, parece claro que o poder da mente é essencial para que o organismo se encontre em boas condições. Há momentos em que um problema psicológico, tem uma clara manifestação física. Agora, o difícil é demonstrar que a relação corpo-mente é assim, que é a mente que causa os problemas físicos.
Dentro dos transtornos psicosomáticos nos deparamos com diferentes síndromes, como a somatización. Trata-Se de uma série de sintomas que ocorrem em diferentes órgãos do corpo. Entre eles destaca-se a dor de cabeça, azia ou dor nas costas, entre outros. Também podemos destacar a dor psicógeno, que são essas dores que não se podem explicar, ou a dismorfofobia, com que uma pessoa que não tem problemas físicos, é como se os tivesse. Também está a hipocondria, que é quando uma pessoa acredita ter problemas físicos quando na verdade não tem nada.
Possivelmente, o stress, com o que convivemos na atualidade seja um dos fatores que reportando que os transtornos psicosomáticos cresçam. O estresse costuma causar ansiedade, que por sua vez ativa o sistema nervoso autônomo e uma série de hormônios, o que faz com que se aumente o ritmo cardíaco e a pressão arterial.

O principal problema que apresentam os distúrbios fase crônica é o difícil que é encontrá-los.

About the Author