O que é a amenorréia?


Trata-Se de um distúrbio que se divide em duas categorias: primária e secundária.
PRIMÁRIA
Considerada quando a menstruação ainda não foi apresentado em adolescentes de 16 anos em diante, isso pode acontecer também porque o hímen não está perfurado ou por apresentar genitais infantis. Os parâmetros normais baseiam-se em que a menstruação aparece pela primeira vez com a idade de 14 anos e que se costuma esperar até os 17 anos como idade limite para o aparecimento da primeira regra.
SECUNDÁRIA
É a interrupção da menstruação por um período igual ou superior a seis meses, podendo ser a origem causas tão disitintas como, por exemplo: situações de muito estresse, anemia grave, problemas hormonais, dutos genitais obstruídos, exercício físico em excesso, anorexia nervosa ou alimentar ou problemas de hipotireoidismo, algo que faz aumentar a produção de prolactina, o que produz a amenorréia.

Lógico que os processos normais de uma gravidez, período de lactação ou a menopausa, onde há também uma interrupção da menstruação, não são cosiderados problemas de amenorréia.
Algumas mulheres antes que o período menstrual se retirar ou for interrompido sofrem certos sintomas como: visão turva, dores abdominais,dores de cabeça ou dores de cabeça, acne, aumento de peso, variação no tamanho dos seios e secura vaginal. Quando não se detecta a causa da amenorréia são indicados tratamentos com hormônios e progesterona para evitar a atrofia genital. Outra das consequências também pode ser câncer de útero, se bem que não é muito freqüente sim, pode dar-se o caso.
Em relação a este problema da exploração ginecológica é de vital importância, já que estudos usando análise, ressonância magnética, tomografia computadorizada ultra-som e revisões singulares poderão determinar o porquê da ausência da regra.

About the Author