Nova molécula para regenerar neurônios

Um novo estudo realizado por espanhóis tem feito crescer os axônios lesados de neurônios de rato.
ser mais inteligente
Uma pesquisa recente realizada pelo Instituto de Investigação Biomédica de Barcelona e com a participação do CSIC obteve um composto molecular que faz crescer invitro os axônios lesados de neurônios de ratos. Esta substância seria muito útil no futuro para tratar aqueles que sofreram lesões na medula espinhal.
Os axônios são prolongamentos dos neurônios, por eles viajam os impulsos nervosos. Graças a eles, a comunicação é estabelecida de neurônio a neurônio e se levam a cabo as ordens que o cérebro dá aos músculos. Um dos graves inconvenientes a este respeito é a incapacidade que tem o sistema nervoso central para regenerar axônios quando sofrem uma lesão.
Ao longo do desenvolvimento embrionário crescem guiados por uma série de moléculas que lhes indicam o comprimento e a direção de crescimento. Uma dessas moléculas é a Semaforina 3A, sua função é atuar como uma barreira para impedir que o axon passe por onde ela está e o impulsiona para a direção contrária. Esta molécula praticamente desaparece na idade adulto, mas se você sofre alguma lesão, volta a aparecer se tornando um obstáculo para que os neurônios recuperar a comunicação.
Os cientistas têm gerado a molécula SICHI (Semaphorin Induced Chemorepulsion Inhibitor), cuja função é inibir a ação da Semaforina 3A.
Para Angel Messeguer, diretor do Instituto de Química Avançada da Catalunha, a molécula Semaforina 3A “poderia ser um bom alvo terapêutico para o tratamento de lesões medulares”. Haverá que continuar pesquisando, mas este passo poderia reverter lesões, que até agora se pensava, incuráveis ou estados irrecuperáveis.

About the Author