Menopausia Precoz


A menopausa precoce é, basicamente, a cessação da produção do organismo de dois hormônios geradas pelos ovários, como a progesterona e os estrogénios.
Como primeira consequência é sabido que quando isso acontece a mulher já não pode ter filhos, mas não é o único que muda.
A perda de produção destes hormônios gera mudanças no humor,diminuição do desejo sexual, muda a cor e a textura da pele, influenciando também na estrutura muscular e óssea, produz ondas de calor, secura vaginal, distúrbios do sono, entre outros mal-estares que se começam a sentir os sintomas da remoção da menstruação, sendo que este último nem sempre se cumpre, pois há mulheres que continuam com a regra, mas de forma irregular em relação aos ciclos e a duração de seus períodos, até que finalmente acabou por completo.

Normalmente a chegada da menopausa ocorre entre os 45 e 50 anos, embora, evidentemente, depende de cada mulher, podendo variar de um par de anos. No entanto, se isso acontece antes dos 40 anos é considerada precoce.

Ainda não se conhece com exatidão o que se deve, mas se sabe que incide muito bem o fato de ter recebido quimioterapia ou radioterapia ou ter padecido doenças relacionadas com o sistema imunitário. No entanto, acredita-se também que o fator hereditário tem muito que ver.
Se você sofre de sintomas como os que descrevemos te aconselho uma revisão ginecológica. O tratamento da menopausa precoce é muito importante, porque a mulher com esta patologia esta mais propensa a problemas cardiovasculares e gerenciados, fundamentalmente, hormônios e cálcio.

About the Author