Gripe: avançar temporada

Os especialistas prevêem uma epidemia severa pela chegada da Austrália de uma nova e virulenta cepa do vírus que provoca a gripe.
Bonito, e aparentemente inofensivo, pode ser mortal.

Doenças exóticas
Sem kit de viagem
Olho com o sexo oral
Quem ia dizer que os médicos se parecem tanto para os designers de moda. Cristiane cardoso Ruiz de la Prada e companhia mostram esses dias as cores e tecidos que levaremos no verão, e os médicos avançam como será a temporada outono-inverno de gripe. E não é nada fashion. “A próxima temporada é especial, no sentido de que, entre as três novas cepas da vacina encontra-se uma que tem demonstrado ser muito virulenta na Austrália”, explica Bruno Lina, chefe do Centro Nacional da Gripe, em Lyon, na França.
Os australianos, comprovaram a agressividade da cepa A/Brisbane/10/2007(H3N2) na temporada passada, os casos de gripe na Austrália triplicaron com relação a um ano normal. E o vírus, entusiasta viajante, vem a caminho da Europa. Os pesquisadores descobriram que a família de A/H3N2 percorre todo o mundo em um ano, chegam a Oceania desde o leste e sudeste asiático, e, em seguida, viajar de lá para a América do norte, Europa e, finalmente, américa do Sul.
O vírus afeta cerca de 10% dos adultos e 30% das crianças, e se calcula que provoca mais mortes do que os acidentes de trânsito. Em Portugal cerca de 3.000 pessoas morrem por complicações médicas relacionadas com o vírus, como a pneumonia. Mas, acima de tudo, agravar outras doenças crônicas, como insuficiência cardíaca congestiva ou a asma, e é servido em pessoas com baixas defesas, como os doentes com cancro ou sida.

About the Author