Imagem frasco Ginseng em cápsulas

Ginseng: o que é e para que serve?

Está procurando formas de combater o cansaço e fadiga, tendo mais energia e vitalidade física? O ginseng é um aliado para ter esses e outros resultados importantes à saúde. Confira, aqui, o que é ginseng, bem como para que serve e saiba como utilizá-lo no dia a dia!

 

O que é ginseng?

Trata-se de uma planta adaptógena, ou seja, seus ativos não têm como foco combater uma doença, mas sim aumentar ou potencializar a capacidade de defesa do organismo diante de agressores internos ou externos.

 

Para que serve o ginseng?

Mas afinal, para que serve ginseng? Ele tem função estimulante do sistema nervoso central, ajudando a combater a baixa capacidade de cognição, bem como o estresse e fadiga.

As raízes do ginseng têm uma ação tônica no organismo, aumentando o desempenho físico e intelectual. Paralelamente, incrementam a capacidade de memorização e melhoram reflexos.

Além disso, o ginseng possibilita uma melhor adaptação do organismo ao esforço, auxiliando na redução da sensação de fadiga e de dores musculares, contribuindo também para um melhor uso de oxigênio pelos músculos.

Possui efeito antiestresse, contribuindo para que o organismo se adapte melhor a variações de atividade e temperatura. Mas não é só isso: as raízes do ginseng também têm ação afrodisíaca e de estimulante sexual.

Imagem frasco Ginseng em cápsulas

Para quem o ginseng é indicado?

O ginseng é indicado para pessoas que buscam um estímulo natural no dia a dia, sem risco de efeitos colaterais. Sua ingestão é ideal para quem procura ter:

  • Menos estresse e fadiga para realizar quaisquer atividades;
  • Melhora da capacidade de cognição e memorização;
  • Ganho de energia;
  • Aumento da performance física e intelectual;
  • Efeito afrodisíaco e de estimulante natural;
  • Ação anti-inflamatória e adstringente;
  • Melhora da adaptação do organismo ao esforço, reduzindo sensação de fadiga e dores musculares;
  • Resistência a grandes variações de atividade ou temperatura;
  • Reforço da imunidade;
  • Efeito tônico cardíaco;
  • Ação antioxidante, antiviral e antiagregante;
  • Aumento do vigor.

 

Quais são os benefícios do ginseng?

O uso do ginseng proporciona benefícios se feito corretamente. Um dos principais é o efeito estimulante, auxiliando no combate ao estresse, fadiga e cansaço físico e mental.

Além disso, o consumo da raiz de ginseng também estimula o vigor muscular, tem ação de tônico cardíaco, baixa níveis de glicose no sangue e dá mais ânimo para realizar atividades do dia a dia.

Outros benefícios importantes são a melhora da resposta do corpo ao estresse, bem como do desempenho físico e da capacidade cognitiva.

 

Ginseng emagrece?

Ainda não há estudos que comprovem que ginseng emagrece ou dá suporte no processo de perda de peso. O que se sabe até o momento é que a raiz pode ajudar a queimar gordura, mas não há evidências de que seu uso provoque algum emagrecimento.

Se sua finalidade é perder peso de maneira saudável, há suplementos emagrecedores que auxiliam nesse processo e ajudam a ter um emagrecimento expressivo, se combinados com outras medidas.

 

Como consumir ginseng?

A forma mais simples e prática é por meio de suplemento manipulado em cápsulas. Esta opção possibilita o transporte para qualquer lugar, bem como o consumo onde estiver, sem exigir um preparo prévio.

Além do ginseng cápsulas, há outras formas de consumo, como em pó, tintura, extrato seco e extrato glicólico. A posologia varia de acordo com o tipo de produto. Para mais informações sobre posologia, verifique o rótulo.

 

Como tomar ginseng?

Indica-se seguir a orientação do rótulo do produto para fazer uso adequado do ginseng. No que se refere ao ginseng manipulado, especificamente, a posologia geral é de uma cápsula por dia.

 

Contraindicações do ginseng

O suplemento de ginseng é contraindicado para quem foi diagnosticado com uma enfermidade aguda, trombose coronária, hemorragia ou doença cardíaca severa.

Além disso, também é contraindicado para pacientes com histeria, esquizofrenia e hipersensibilidade nervosa. Se tiver hipertensão arterial, diabetes ou fizer terapias estrogênicas, pode fazer o uso, mas somente sob liberação e acompanhamento médico.

Não se trata de um produto indicado para crianças, muito menos para gestantes, mulheres que estão amamentando ou pessoas com hipersensibilidade a um dos componentes da fórmula.

 

Quais males o ginseng pode causar?

O ginseng pode causar efeitos colaterais se consumido de forma contínua, sem seguir as recomendações do rótulo ou de um profissional habilitado. Em casos assim, é possível originar a “síndrome do abuso do ginseng”.

Tal síndrome tem efeitos iguais aos do que são provocados pelo uso de corticosteróides, como o nervosismo, agitação, urticária, hipertensão arterial, insônia ou diarreia matinal.

Ao notar qualquer um desses sintomas ao fazer uso do suplemento de ginseng, suspenda a ingestão do produto e procure um médico para saber exatamente como proceder.

 

Comprar ginseng online

A Dermo Manipulações possui um suplemento de ginseng em cápsulas perfeito, com ação energética e estimulante! Trata-se de um produto manipulado seguro e de qualidade, ideal para ter mais energia no dia a dia. Aproveite para conhecer e comprar online!

About the Author