Gastrite: sintomas e tratamento


A gastrite é a inflamação da mucosa gástrica e não tratada adequadamente, pode levar a câncer de estômago. Geralmente, costuma ser comum em pessoas mais velhas que tomam medicamentos para a dor.

A inflamação pode ser aguda, ou seja, aparecer de repente, ou crônica, quando persiste no tempo.
Os sintomas da gastritisson: dor no epigástrio, falta de apetite, enjôos, flatulência, azia, vômitos e até mesmo, vômitos com sangue e defecaciones de cor escura. Ficar no epigástrio, costumam ceder a curto prazo com a ingestão de alimentos, especialmente leite, mas cerca de duas horas após a ingestão, os alimentos passam para o duodeno e o ácido clorídrico necessário para a digestão fica no estômago, o que faz com que se agudicen os sintomas.
Em outras ocasiões, pode aparecer dor abdominal na parte superior, que pode piorar ao comer.Além disso, podem ocorrer outros sintomas, como podem ser: abdominal, indigestão, perda de apetite, vómitos com sangue ou com um material semelhante a grãos de café, e fezes escuras.
Uma das principais causas podem ser: Helicobacter Pilory, trata-se de uma bactéria que perfuram a mucosa intestinal, permitindo que os ácidos de atacar a parede do estômago e faz com que se produzam úlceras ou gastrite, sendo esta bactéria, a causa mais importante de produzir uma gastrite crônica.
Existem outras causas, como: a úlcera gástrica, a anemia perniciosa -anemia por má-absorção de vitamina B12-, alimentos inadequados que irritam o estômago como o álcool, café ou tabaco, uma dieta inadequada, com excesso de alimentos gordurosos ou picantes, assim como, a ansiedade e/ou estresse, já que, fazem aumentar os níveis de gastrite e o uso de medicamentos anti-inflamatórios não-pés, provocando insuficiência renal ou hepática.

O tratamento adequado pressupõe a utilização de antibióticos, no caso de que exista Helicobacter Pilory, além de anti-ácidos, de uma dieta adequada, livre de álcool, café ou tabaco. É importante ter em conta que, se existem vômitos com sangue, deve consultar o médico.
Imagem de: programadeenfermedadescronicas

About the Author