Frutos secos na dieta do atleta


Os frutos secos são nutritivos e energéticos e são um importante alimento para os atletas, já que os ajudam a render o máximo, além disso, os frutos secos são pobres em água e ricos em gorduras saudáveis, até mesmo alguns e eles são uma importante fonte de carboidratos complexos, como as castanhas e bolotas.
É devido ao seu valor nutritivo, pelo que são considerados adequados para repor as forças após um intenso e duradouro esforço físico, em especial se tem um importante gasto energético. É por isso que são considerados adequados em esportes de grande esforço, longas caminhadas de várias horas ou provas desportivas de grande duração, e isto é devido a que, segundo se vão esgotando as reservas de glicogênio, o organismo utiliza as gorduras como combustível.

Há que assinalar que, além de gorduras saudáveis e carboidratos, os frutos secos possuem proteínas, mas estas estão incompletas, já que são deficientes em um aminoácido essencial: a metionina, mas isso pode ser corrigido, porque este aminoácido está presente em cereais, pelo que se tomam cereais com frutos secos, na mesma refeição, se obtêm proteínas de grande qualidade, e tão completas, como as da carne, o peixe, soja ou os ovos.
Também notável é o aporte de vitaminas, minerais, fibras, fitoesteróis e antioxidantes, que exercem um papel benéfico na prevenção de doenças cardiovasculares, uma vez que têm um efeito anticolesterolemiante e antiinflamtorio. São capazes de reduzir o risco de diabetes em mulheres e de cálculos biliares em ambos os sexos e cuantan com um efeito anticarcinógeno, mas, de acordo com vários estudos realizados, estes benefícios se restringem às mulheres.
Apesar da crença existente de que os frutos secos engordam, vários estudos têm demonstrado evidências de que o consumo moderado de frutos secos na dieta não conduz a um aumento de peso, ao contrário, já que podem ajudar o seu controle.

Imagem de: ciclismoagilenruta

About the Author