Equinoterapia para tratamento contra a droga


A equinoterapia ou terapia com cavalos no tratamento contra a droga, baseia-se na utilização do cavalo como um elemento terapêutico para ajudar a vencer a dependência a entorpecentes.

De certeza que já ouviram falar dos tratamentos de equinoterapia para crianças autistas, hiperativos ou com Síndrome de Down, ou as terapias com adolescentes com transtornos de conduta ou com dificuldades de socialização.
Menos conhecidos, mas igualmente eficientes são os utilizados para combater o stress, a ansiedade ou a depressão, para tratar problemas de insegurança e falta de concentração, ou os que começam a usar as clínicas de desintoxicação para ajudar aqueles que sofrem de um problema de dependência.
A equinoterapia, ou psicoterapia Assistida com Cavalos no tratamento contra a droga, usada para os cavalos, como uma ferramenta para a aprendizagem de valores e atitudes por parte do paciente e para seu crescimento emocional. Um terapeuta profissional e um profissional do mundo do cavalo unem suas forças para que a relação com o cavalo se converta em um instrumento terapêutico.

A psicoterapia assistida com cavalos no tratamento contra a droga consiste não só em participar em diversas atividades com os cavalos, mas também em elaborar, posteriormente, um padrão de conduta, tendo em conta as emoções e os comportamentos que essa interação com o animal foi gerado, de forma que se obtenham mudanças positivas e duradouras que sirvam tanto ao interessado como à clínica de desintoxicação.
O Centro de Pesquisa e Tratamento de Vícios (ENCONTRO) foi pioneiro no uso da terapia assistida com cavalos para o tratamento contra a droga.
As atividades com cavalos são feitas pé a terra, por que não faz falta nenhuma experiência prévia com estes animais. Os objectivos a atingir são a disciplina, a criatividade, o controle e a gestão de situações, o aumento da confiança, empatia, etc.
A escolha do cavalo como parte importante destas terapias para o tratamento contra a droga não foi ao acaso. Os cavalos são grandes e poderosos, e isso cria uma oportunidade natural para superar o medo e desenvolver confiança. Além disso, os cavalos se parecem muito com os humanos, já que são animais sociais, têm papéis definidos dentro de seus rebanhos e têm diferentes personalidades, atitudes e até mudanças de humor.
Os cavalos exigem trabalho, seja cuidándolos ou trabalhando com eles e eles precisam que as pessoas se comprometa o trabalho físico e mental, se é que querem ter sucesso, uma característica valiosa em todos os aspectos da vida. Mas a lição a aprender é que, se eles mudam, os cavalos responderão de forma diferente. Os cavalos são honestos, e isso os torna mensageiros especialmente poderosos.

A psicoterapia assistida com cavalos no tratamento contra a droga pode se tornar uma excelente opção para as clínicas de desintoxicação, já que permite o trabalho em grupo, ao ar livre e sempre em contato com a natureza, algo totalmente diferente do conhecido até agora.

About the Author