Imagem concertina

É concertina ou serpentina: entenda a diferença

Concertina e serpentina por apresentarem sonoridades semelhantes, muitas são as dúvidas, pois esses dois termos muitas vezes acabam se confundindo. Mas o que quer dizer concertina e serpentina?

No dicionário Aulete Digital a definição de serpentina é:

  1. Fita de papel colorido que se atira de uma das pontas no carnaval e se desenrola por cima das ruas, veículos e grupos de pessoas.
  2. Tubo metálico retorcido em muitas espirais, para aquecer ou esfriar líquidos, mantendo mais gelada, por exemplo a cerveja de barril (ou chope) entre o reservatório e a extração.
  3. Castiçal de braços tortuosos, em cujas extremidades se põe velas.
  4. Castiçal de três ramos e três lumes que se acende no Sábado de Aleluia.
  5. Instrumento contraceptivo sinuoso, que se introduz no útero; dispositivo intrauterino.
  6. Serpentária.
  7. Peça de artilharia parecida com a colubrina.
  8. Nome que se dá a vários silicatos hidratados de magnésio e ferro.

 

Já o termo concertina, no mesmo dicionário tem os seguintes significados:

  1. Instrumento parecido com o acordeão, de formato hexagonal e com dois teclados de botões; harmônica; sanfona.
  2. Tipo de arame farpado, enrolado num formato helicoidal, que pode ser estendido (como o fole de uma concertina).

Logo, é possível, entender que o termo serpentina está errado, pois esse termo não se refere a um tipo de cerca, já a palavra concertina sim, se refere a um tipo de cerca.

E o que é uma cerca concertina?

A cerca de concertina é um tipo de cerca que funciona como uma barreira para impedir a entrada de estranhos em determinados lugares. 

A concertina é eficaz ? A concertina funciona?

Sim! Ela tem lâminas pontiagudas e cortantes que podem perfurar a pele de quem tenta atravessá-la. Por isso, que muitas vezes uma casa com concertina impede a entrada de estranhos, pois ao avistarem a cerca já é um empecilho para entrar, já que pode machucar gravemente o invasor com feridas profundas na parte do corpo.

Ela foi criada para proteger prisões e áreas militares, porém hoje em dia é muito utilizada em residências, condomínios e estabelecimentos comerciais devido ao seu grande potencial de proteção.

E onde usar concertina?

Existe a concertina para muro que como o próprio nome diz, é usada em cima de muros, mas ela também pode ser colocada em portões.

Tipos de concertina

Existem diversos tipos de concertina, o diferencial de cada uma está no tipo de farpa, tamanho e aparência. 

Concertina simples: é feita de aço galvanizado ou inoxidável. É um arame em espiral, os espaços abertos entre eles variam de 15 a 20 centímetros. O arame contém lâminas pontiagudas e cortantes. Elas devem ser instaladas em locais com risco pequeno, já que possuem menos espirais.

Concertina clipada: seus espirais de clips de aço são unidos em quatro pontos, isso faz com que o fechamento da cerca seja maior, isto é, o espaço entre as espirais é menor, aumentando a proteção e impedindo o acesso de estranhos.  É indicada para usar em áreas que necessitam de média a alta proteção.

Concertina flat: esse tipo de cerca é em formato achatado, o que reduz a área ocupada pela cerca. É indicada para locais que necessitam de baixa a alta segurança. Pode ser colocada em portões e alambrados.

Concertina eletrificada: é a cerca concertina tradicional com a cerca eletrificada, os fios que dão choque são embutidos na cerca. É indicada para qualquer tipo de local que necessite de um grande nível de proteção.

Concertina monitorada: é igual a cerca tradicional, porém no seu núcleo tem um cabo de alarme no qual possui monitoramento. Se for feito algum corte na cerca ela gera um sinal de alarme. Com esse tipo de cerca é possível monitorar grandes perímetros somente com uma única central de alarme, também há a possibilidade de identificar as áreas que foram violadas.

 

Benefícios de uma cerca concertina

Em relação às outras cercas, uma cerca concertina tem diversas vantagens, entre elas estão: 

Barreira física: a cerca tem uma aparência mais perigosa, fazendo com que pessoas mais intencionadas fiquem longe.

Resistente: além de ser perigosa porque pode realmente machucar o invasor, ela é resistente, isto é, é difícil de cortar uma cerca concertina para invadir algum local.

Baixa manutenção: uma cerca concertina não precisa de muita manutenção, ela pode ficar muito tempo sem ter qualquer tipo de manutenção.

Durabilidade: ela tem vida longa, resiste às maresias, umidade e calor em excesso.

E como comprar concertina?

A sua compra vai depender do que você precisa, se necessita de baixa, média ou alta proteção. Antes de comprar preste atenção na qualidade do arame utilizado, pois para ser resistente a maior parte da composição deve ser de aço e não de arame normal.

Ficou interessado? Então acesse o site da Dimatelas e confira as diversas soluções em cercamentos para o seu patrimônio.

About the Author