Doenças causadas pelo tabaco


O tabaco mata a cada ano, mais de 600.000 fumantes passivos, 165.000 deles são crianças. Estes dados presentes em um estudo do The Lancet, nos fizeram refletir sobre os perigos de fumar. A partir deste blog de saúde analisamos as principais doenças causadas pelo tabaco. Se ainda andas enganchad@ a este hábito, você está a tempo: deixa-o.

Fumar mata, e com isso teria que valer para que os fumantes deixassem de lado um dos hábitos menos saudáveis que existem, e que provoca dezenas de doenças em nosso organismo.
Por um lado, o câncer é um dos perigos mais importantes que são derivados do tabaco. O câncer de pulmão ou de mama, são dois dos mais desenvolvidos quando se fuma: mais de 95% dos casos de câncer de pulmão ocorrem entre pessoas fumam. Também causa câncer de esôfago, bexiga ou boca.
Fumar também diminui a vista, e aumenta o risco de sofrer quedas. A percentagem de pessoas que têm cataratas é 40% maior entre os fumantes. Outros estudos têm revelado que as pessoas que os fumadores têm uma maior tendência a desenvolver psoríase ou infecções auditivas. Em particular, cerca de um terço dos fumantes são mais propensos a ter infecções de ouvido. Outro dos elementos mais prejudicados são os dentes, que se deterioram com muita rapidez, as pessoas fumam: o risco de perder algum dente aumenta 1,5 vezes mais entre as pessoas que fumam.
Seguindo com a análise, o fumo provoca um envelhecimento precoce da pele, um desgaste de proteínas e uma diminuição da irrigação sanguínea, o que pode desencadear a inflamação de artérias, veias e nervos. Isto pode dar como resultado a conhecida como doença de Buerger.
Além disso, o tabaco produz impotência e esterilidade nos homens, já que reduz o número de espermatozóides.

Por último, o tabaco é responsável por mais de 90% dos casos de bronquite. Pensa uma coisa: a cada ano morrem em Portugal mais de 50.000 pessoas como consequência do tabaco. O melhor é parar de fumar.

About the Author