Doença Cardíaca Isquémica


É uma doença causada como consequência da acumulação de células inflamatórias, cálcio, gorduras e a formação de colágeno, o que, por sua vez, produz estenose, o que provoca a redução pela obstrução das artérias coronariasque são as encarregadas de transportar o sangue ao miocárdio, dando lugar à conhecida aterosclerose coronariana.
Infelizmente, esta doença é assintomática, o que muitas vezes provoca a chamada “Morte súbita”, ou com mais sorte, até que realmente se complica e se torna grave, começa a manifestar-se, geralmente, por meio de uma angina de peito, insuficiência cardíaca ou infarto do miocárdio.
Há que se vigiar e verificar por um especialista da opressão ou inchaço, bem como as dores recorrentes na zona do peito e o peito e a garganta, o tórax e o braço e a mão esquerda.

A doença cardíaca coronariana pode ser por várias causas, entre elas:
Stress crônico
Obesidade
Colesterol alto e bom colesterol baixo
Diabetes mellitus
Antecedentes familiares
Vida sedentária
Há que ter em conta que a maior idade, maior o risco. Além disso, é mais freqüente em homens e mulheres a partir da menopausa
Quanto mais fatores de risco tenha em sua história clínica de uma pessoa, mais serão as chances de contrair a doença ou já sofrer sem saber.
O tratamento basicamente está ligado ao abandono de hábitos nocivos, como o tabagismo ou o consumo de gorduras e alimentos que favorecem a obesidade e o colesterol.
Recomenda-Se ao paciente unadieta saudável e balanceada, além de um controle rigoroso dos níveis de glicose e do colesterol.

Geralmente administra-se a toma de ácido acetil salicílico, mais conhecido como aspirina, um comprimido de forma diária, embora em casos mais graves, avalia-se a possibilidade de implantar um By Pass ou fazer uma revascularização, que significa fazer uma nova conexão usando enxertos nas artérias do coração pelos quais o sangue pode circular sem bloqueios. Outra técnica é a angioplastia coronariana que trata-se de dilatar a artéria coronária, a fim de implantar em seu interior um dispositivo metálico chamado stent para alcançar uma maior permeabilidade.

About the Author