profissional de ti

Diferença entre Técnico e Analista de TI

Uma dúvida que é comum entre todos que pensam em ingressar em curso de TI EAD é: quando se trata de Tecnologia da Informação, qual a diferença entre o Técnico e o Analista? Bom, melhor do que simplesmente falar sobre as diferenças, é especificar a que se propõe cada um deles. Então a partir de agora suas dúvidas serão respondidas e você poderá iniciar sua faculdade com a máxima tranquilidade.

O Técnico de TI desempenha uma função de grande importância para qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande, pois ele tem a responsabilidade de atuar no desenvolvimento da tecnologia, fazer a gestão dos dados, encontrar e resolver qualquer tipo de problema relacionado ao sistema, e claro, proteger e manter as informações sempre seguras e em sigilo.

Os profissionais que atuam nessa função também podem contribuir em atividades de desenvolvimento e programação, criando aplicativos, softwares e, caso durante o curso de Gestão da Tecnologia da Informação adquiram conhecimento suficiente, podem inclusive criar sistemas completos.

E essas são apenas algumas entre as tantas atribuições que fazem do técnico em Tecnologia da Informação uma peça tão importante para o andamento da organização, o que justifica o fato de o mercado de trabalho sempre disponibilizar muitas vagas para quem tem essa formação.

Já o Analista costuma ter um curso de bacharelado em Tecnologia da Informação. Dentro de uma empresa ele é responsável pela infraestrutura de TI, ou seja, é dele a incumbência de fazer com que o tráfego das informações aconteça sempre de forma segura e sem apresentar qualquer tipo de problema. Por isso a preocupação para que o sistema com o qual a organização opera esteja sempre funcionando o mais próximo possível dentro da perfeição.

Esse profissional é também o que fica com a missão de instalar os softwares, hardwares e tudo mais que possa ser importante nos computadores da empresa, fazendo ainda a manutenção de toda tecnologia que estiver disponível, e claro, diagnosticando e corrigindo qualquer problema que possa vir a afetar negativamente o andamento do trabalho dos demais funcionários.

Ou seja, o analista de Tecnologia da Informação é aquele que costuma ser chamado pelos funcionários que não têm conhecimento técnico para resolver qualquer tipo de erro ou falha no sistema. Então, o contato com o usuário é algo que faz parte frequente da rotina desse profissional, uma vez que sem essa ajuda, seja presencial ou remota, o fluxo e andamento do trabalho podem ser prejudicados.

Bom, agora que você já sabe as características do técnico em Tecnologia da Informação e do Analista em Tecnologia da Informação, e consequentemente as diferenças entre ambos, já está preparado para dar prosseguimento a sua matrícula no curso da sua preferência, onde você certamente ficará sabendo tudo sobre Tecnologia da Informação e estará apto a ingressar no mercado de trabalho que, repetimos, sempre estará aquecido para profissionais dessa área, uma vez que as empresas, independente de momentos de crise financeira, jamais deixam de investir em tecnologia para facilitar as tarefas, e claro, garantir os lucros.

About the Author