Dieta para controlar o ácido úrico


O nosso corpo não necessita de ácido fólico para o seu funcionamento vital que tenta descarte na urina, sendo-lhe impossível quando a sua produção é muito abundante, trazendo com isso conseqüências prejudiciais para a nossa saúde. Seu excesso costuma ser causado por uma alimentação desequilibrada, e da alimentação e da fabricação do próprio organismo, as células.

O ácido úrico é uma substância que se forma no fígado a partir, principalmente, de um consumo excessivo de células animais, como a carne e o peixe, e produz doenças tão incómodas e dolorosas como a gota.
Embora a principal causa do aumento deste ácido em nosso corpo se deve a uma alta ingestão de carnes, também existem doenças que provocam, tais como doença renal, medula óssea, a psoríase, a anemia, entre outras. Também temos de ser conscientes dos problemas e evitar as dietas para emagrecer são ricas em purinas, que são aquelas baseadas no consumo de proteínas.
Para reduzir o ácido úrico do nosso organismo é indispensável a redução de ingestão de carnes e peixes, principalmente, e evitar também os alimentos com alto teor de purinas.
Para cobrir as suas necessidades proteicas que o nosso corpo necessita podemos consumir outras mais benéficas, como os ovos, o leite, o iogurte e os queijos sem gordura, como o queijo fresco.
Também devemos evitar a todo custo a ingestão de alimentos com purinas como as anchovas, atum, consomés, fígado, frutos do mar, o peru, os rins e as sardinhas, também as leguminosas como grão de bico, lentilhas, ervilhas, favas, etc.
Por sua vez, existem alimentos que nos ajudam a desintoxicar o nosso organismo, como os lácteos, massas, cereais, mel, frutas e verduras, em especial as batatas e sem abusar do tomate, espinafre, a cebola e a couve-flor.

Na hora de fazer uma nova dieta para reduzir o ácido úrico é importante de ser possível a remoção do consumo de álcool e reduzamos o consumo de gorduras em geral, evitando cozinhar com manteiga e óleo, recomenda-se, em vez de usar óleo de girassol fazer uso do óleo de olivay sem que este seja em quantidades generosas.

About the Author