Como começar a procurar o seu primeiro emprego? 4 dicas de ouro

Todas as pessoas enfrentamos em algum momento da vida o desafio de obter o nosso primeiro emprego, muitas vezes, não sabemos como ou por onde começar. É por isso que aqui você pode ter um pequeno guia, que vai orientá-lo neste primeiro processo de busca de emprego. Preste atenção às dicas.

Dicas para conseguir primeiro empregoa

Como começar a procurar o seu primeiro emprego?

Não importa se você é menor de idade ou recém-formado sem experiência em seu campo de trabalho, o processo é semelhante em ambos os casos. Conheça os truques e ferramentas essenciais, a partir de elaborar o seu CURRÍCULO, como a de se apresentar no seu primeiro dia.1) A

1) Pesquisa

A incerteza é muito comum quando você está procurando seu primeiro emprego, daí que seja essencial criar uma estratégia de acordo com suas habilidades e possibilidades. Considere diferentes cenários a partir de trabalhar na sua cidade, no estrangeiro, para uma empresa ou como freelancer.

Para isso você deve ter em mente seus objetivos profissionais como práticas empresariais, bolsas, relações públicas, recomendações, portais de emprego, ver anúncios na rua ou em meios de comunicação, enfim, escolha a forma que lhe pareça conveniente, ou prova de cada método, não sabe onde você pode encontrar uma boa proposta de trabalho.

Para quem é jovem vale a pena conferir, por exemplo, as vagas ofertadas por projetos sociais tais como o Programa Jovem Aprendiz. Muitas das vagas são oficialmente divulgadas em  jovemaprendiz2019.blog.br e blogs especialistas. Além disso, no próprio portal das empresas dá para encontrar muita possibilidade de emprego.

2) O Seu Curriculum Vitae

Evidentemente, quando prepara o seu CV para o seu primeiro emprego, não ter experiência anterior pode ser um limitante, no entanto, adicionar suas habilidades, o seu conhecimento e o que você pode trazer para a empresa, estes aspectos se dão pontos a favor, quando um empregador compare o seu CV com o de outro candidato com maior experiência. Veja aqui um modelo de curriculum vitae. 

Bem seja que você for menor de idade ou recém-formado, você pode adicionar se você fez bolsas de estudo no estrangeiro, voluntariado, práticas empresariais, cursos ou workshops.

3) Explore as opções de emprego

Existem várias ferramentas para saber mais sobre as vagas disponíveis na área que lhe interessa. Perfeitamente, você pode caminhar e ver anúncios, a introdução de jornais online, com secções de emprego e portais especializados no assunto. Nesses últimos anos, você tem a possibilidade de adequar o seu currículo e até mesmo de fazer cursos, ler dicas para reforçar a sua segurança e tranquilidade em busca de seu primeiro emprego.

Não se esqueça de conferir nos locais mais óbvios como no Infojobs e na Catho. 

4) Segurança e motivação

Pode-se dizer que esses elementos são necessários para qualquer projeto que se apresente em qualquer época da vida, mas o é mais quando se trata de conseguir o seu primeiro emprego, já que será seu ponto de partida. Uma boa atitude te fará conquistar qualquer objetivo e demonstrar a qualquer empregador, que, embora tenha pouca experiência és muito capaz de assumir o trabalho que você deseja, sempre adaptado às suas capacidades.

Uma vez que você começa sua primeira entrevista de emprego, você está ainda mais perto, pois neste ponto, você só precisará de como mencionamos no último parágrafo: segurança e motivação. É normal sentir nervos, mas o que você projeto, o que sabe, como se vê e criar empatia será básico, tanto como ser você mesmo, para conseguir o trabalho que deseja lembrar-se de como o seu primeiro emprego.

About the Author