Primeiro Emprego

7 dicas para conseguir um emprego sem ter experiência prévia

Encontrar um emprego adequado já é um desafio em si mesmo, por isso que, se se acrescenta a particularidade de que é o primeiro emprego e não possui experiência prévia, o desafio pode ser ainda maior.

Na pesquisa podem ocorrer diversos tipos de situações. Uma delas, talvez, seja o fato de que as empresas buscam um perfil experiente. No entanto, existem cada vez mais empresas estão conscientes das vantagens de contratar jovens talentos, embora não tenham experiência de trabalho. Há muitos elementos positivos sobre isso, já que podem contribuir com novas perspectivas e conhecimentos atualizados sobre sua área de especialização.

Outra das circunstâncias mais comuns que se podem dar surge do próprio desconhecimento. Em algumas ocasiões, as pessoas que pretendem dar seus primeiros passos no mundo do trabalho não sabem como enfrentar um processo de busca de emprego. Por sorte, isso também tem solução.

Confira, abaixo, 7 dicas para conseguir um bom emprego mesmo sem ter experiência!

Emprego sem experiência

 

1. Ter um bom currículo

Antes de mais nada, é interessante estudar como está o mercado de trabalho em seu ramo de especialização, atendendo a critérios como a formação e as suas preferências. Uma vez escolhido, é necessário analisar quais cargos são os de maior demanda e focar o currículo, a estes perfis. Além disso, é imprescindível contar com uma boa carta de apresentação. Nela, você poderá fazer a ênfase em sua motivação, destacar quais são as suas soft skills e a vontade que você tem de comprometer-se com um projeto de trabalho.

2. Inscrever-se às ofertas adequadas

Tenha em conta que as empresas recebem muitas candidaturas e é inútil apresentar seu pedido aquelas que exigem requisitos que não cumpre. Isso também irá ajudá-lo a evitar frustrações desnecessárias.

3. Mentoring

Uma boa opção é procurar uma pessoa que te ajude e oriente. O mentoring é uma prática de aprendizagem em que um profissional mais experiente ajuda e ensina a outro com menor conhecimento.

4. Potenciar as qualidades

Na hora de procurar um emprego, há que se destacar os aspectos mais relevantes da formação recebida (projetos realizados durante o período de formação, cursos oficiais, idiomas, trabalho voluntário…) e potencializar as qualidades que se tornam um bom candidato. Há que ser conscientes em todo momento de que as empresas valorizam não somente a aptidão, mas também a atitude.

5. Ter segurança em entrevistas de emprego

Será imprescindível que reflexões sobre si mesmo para poder apresentar-se com segurança e firmeza. Para isso, é conveniente fazer uma análise em profundidade de seus pontos fortes e fracos, já que assim você será capaz de melhorar a sua marca pessoal.

6. Estar disposto a continuar aprendendo

É gratificante ir adquirindo, pouco a pouco, experiência e aprendendo com colegas e responsáveis. Manter-se a par de todas as novidades do setor, ler revistas especializadas, livros ou estudos relacionados é primordial para estar bem informado e ser um profissional plenamente capacitado.

7. Pesquisar práticas ou bolsas de formação

Existem muitos tipos de convênios e acordos com empresas para realizar práticas. Trata-Se de uma opção perfeita se você quer aprender e ganhar experiência.

About the Author