Citologia vaginal


A citologia vaginal, conhecido também como Papanicolao, é uma prova que se faz para as mulheres sexualmente ativas ou superiores a 20 anos com o fim de detectar alguma alteração do colo do útero, e evitar assim um câncer cervical

Embora o teste não é 100% infalível, detecta-se que 95% dos cancros cervicais, causando uma redução de 70% no número de mortes de mulheres com câncer cervical.
A prova é relativamente simples, por isso não devemos nos preocupar e ir muito relaxadas para o nosso encontro. Em posição ginecológica, o médico introduz um aparelho chamado espéculo na vagina, e com uma espátula recolherá três tomadas: do interior e exterior do colo do útero e do fundo da vagina.
As células são colocadas em um porta-objetos de vidro ou em um frasco, o qual contém conservante e, em seguida, são enviadas ao laboratório para análise.

Para fazer o teste, será necessário:
Não estar no período menstrual.
Não ter tido relações sexuais nas 48 horas anteriores.
Não ter utilizado lubrificantes vaginais 24 horas antes
Não ter sido realizado duchas vaginais, no prazo de 48 horas antes.
Não foi aplicado nenhum tratamento médico vaginal (óvulos ou cremes), durante as últimas 48 horas.
Também é importante saber que devemos evitar fazer o teste de citologia vaginal enquanto se tenha a regra, já que o sangue e as células do colo do útero podem afetar a precisão do exame.

Quando os resultados são suspeitos ou positivos, é necessário que se façam outras provas (biópsia), para garantir a existência de um câncer de colo de útero no diagnóstico. Os médicos recomendam uma revisão anual a partir dos 20 anos, e até a fase final da menopausa. Em pacientes com lesões premalignas pode ser solicitados com maior freqüência.

About the Author