As causas mais estranhas

O sol, a comida, o sexo e até a depilação se podem fazer espirrar.
1 O espirro fótico é difícil de diagnosticar.
Mas, de acordo com Louis Ptácek, neurogenetista da Universidade da Califórnia, há alguns indicadores que são irrefutáveis.
Número fixo. Os “fóticos” sempre estornudan um número fixo de vezes, quando são submetidos a um estímulo luminoso.
De repente. É o contraste súbito de luz o que provoca o espirro.
Efeito parênteses. Leva um tempo para recarregar. Se se volta para um local escuro e, em seguida, novamente você sai para a luz, não estornudarás.
A genética. Um familiar próximo que espirrar pela luz dá todas as cédulas para sufrirlo.
2 A comida
Foram publicados alguns casos, como o de alguns membros de uma família kuwaitiano que estornudaban sempre que se encontravam com o estômago cheio. Em inglês, este fenômeno é conhecido como snatiation, uma combinação das palavras inglesas sneeze, espirrar, e satiation, saciedade. Este fenômeno também tem caráter hereditário. O caso desta família, foi publicado pela primeira vez em 1989 por Ahmad Teebi e Qasem Al-Saleh, do Centro Médico Genético do Kuwait, no Journal of Medical Genetics.
3 O sexo
De acordo com Mahmood relacionadas à, do Hospital Wexham Park, no Reino Unido, espirrar ao manter relacines sexuais se deve à confusão de sinais de um nervo trigêmeo hiperativo. Em algum lugar do comprimento do nervo, os impulsos provenientes de diferentes terminações nervosas se misturam, o que confunde o cérebro sobre a origem dos sinais que recebe.

About the Author