Imagem de box de banheiro de artinox

Arte e Inox: Como unir essas duas forças?

O inox é muito reconhecido no mercado, pois é feito de um material de alta qualidade o que o torna muito atrativo, além do que é muito resistente contra a corrosão.

O aço inox é uma liga metálica na qual é composta de cromo, carbono, ferro e níquel ao qual é bastante resistente ao calor e a corrosão. Conforme for sua aplicação, podem fazer parte da sua composição outros tipos de materiais que modificam e melhoram as suas principais características, entre os materiais que podem fazer parte da composição do aço inox são: titânio, silício, cobalto, boro, nióbio, nitrogênio e molibdênio.

O aço inox é muito resistente à corrosão, isso porque ele tem em sua composição o cromo no qual forma uma película protetora na superfície do aço, tornando-o impermeável.

Já a adição de níquel na composição tem outra função, ele dá mais durabilidade ao aço, permitindo que seja trabalhado em altas temperaturas e soldabilidade.

E qual tipo de aço inox existem?

AISI 201: pode ser usado na maioria das aplicações e tem um custo mais acessível, já que tem menor quantidade de níquel. Usado para fabricar utensílios de cozinha, mesas para farmácias, estantes para estocagem e bancadas para veterinários.

AISI 301: é muito usado para fins estruturais, produção de facas, lâminas de trituradores de legumes, utensílios domésticos, equipamentos da indústria rodoviária, aeronáutica e ferroviária.

AISI 302: usado para fazer bijuterias, artigos de pesca, fabricação de molas, ganchos, arruelas, eixos, componentes de válvulas e outros produtos da indústria alimentícia.

AISI 304: é o aço mais popular, isso porque ele tem alta resistência à corrosão e evita ferrugem, logo ele é muito usado na fabricação de equipamentos de cozinha, indústrias químicas, hospitais petroquímicas e farmacêuticas.

AISI 304L: é uma versão melhorada do AISI 304. Esse aço pode ser usado nos mesmos locais que o AISI 304.

AISI 305: é usado na produção de pinos, rebites, parafusos com fendas simples, instrumentos elétricos e componentes para indústrias têxteis e químicas.

AISI 310: usado na produção telas de cestas para banhos químicos quentes, na produção de esteiras transportadoras para fornos, estufas, componentes de queimadores, ganchos, válvulas, revestimentos de fornos, bombas, componentes para turbina a gás ou a jato.

AISI 316: a sua composição tem molibdênio, logo essa liga fica superior aos AISI 304 e 304L.

AISI 316L: é muito semelhante ao AISI 316, porém tem baixo teor de carbono, tornando-o mais resistente à corrosão.

AISI 409: esse tipo inox a sua aplicação é feita em escapamentos de motocicleta, tambores de secadoras, sistemas de exaustão de automóveis, caixas de capacitores, termostato e outros.

AISI 430: esse é um dos mais utilizados, pois tem uma infinidade de aplicações. Ele pode ser usado na produção de equipamentos para fabricação de ácido nítrico, utensílios domésticos em geral, adornos de automóveis, revestimento de elevadores e balcões de frigoríficos.

AISI 439: é muito utilizado na fabricação de pias, utilidades domésticas, painéis de elevadores, tubos de trocador de calor, tubos soldados e outros.

AISI 443: é muito resistente à corrosão, em especial a umidade e o sal.

E qual a diferença entre inox e aço inoxidável?

O aço inoxidável é uma liga metálica no qual possui pelo menos 10,5% de cromo. Essa aplicação de cromo o torna um aço inoxidável muito superior ao aço comum, pois ele tem mais resistência à corrosão e ao calor.

Já o aço inox não possui essas características, já que sua semelhança está somente na aparência, não o tornando-o tão resistente à corrosão e oxidação.

E arte e inox se misturam? Na decoração arte em inox é possível? A arte inox pode deixar o ambiente mais bonito? O inox é um material bastante atraente que vem ganhando preferência, logo para inox, não é nada difícil deixar um ambiente mais bonito.

O inox arte pode ser usado na decoração, existem diversas indústrias metalúrgica de arte inox, no qual oferecem um material trabalhado para confecção de produtos que podem ser incluídos na decoração, deixando assim o ambiente mais bonito, vejamos onde utilizar o aço inox:

– Revestimentos: você pode aplicar pastilhas de aço inox como revestimentos nas paredes da cozinha ou em áreas externas. Também é possível colocar o aço inox na sala de estar ou em ambientes comerciais.

– Móveis: o aço inox pode ser usado em diversos tipos de peças, como em bancadas, cadeiras, churrasqueiras, mesa de jantar e outros tipos de móveis.

– Paredes: você pode utilizar chapas de aço inox como painéis para fixar um aparelho de televisão, quadros ou qualquer outro tipo de item que necessite de um painel.

– Armários na cozinha e nos banheiros: você pode usar armários de cozinha e de banheiros em aço inox. E mesmo que esses locais tenham umidade, o aço inox impede que o móvel fique danificado devido a sua resistência.

E como encontrar arte inox Curitiba? Você pode acessar o site da VM Ferragens e conferir as nossas diversas opções!

About the Author