Anemia, como nos afeta?


A anemia é uma doença que, apesar de bastante comum, se apresenta em diversas ocasiões, ou está avançada, pode causar complicações sérias, como um ataque cardíaco.
Hoje falaremos da anemia ferropénica que é a mais comum e tem que ver com a falta de ferro. Trata-Se de uma descida significativa nos glóbulos vermelhos, o que nos tornamos mais propensos a infecções e infecções virais, devido a que abaixam as defesas e enfraquece o sistema imune.
Nas mulheres é mais frequente do que se produzam estados-anêmico devido ao sangue que perdemos todos os meses por meio da menstruação.
Os sintomas mais frequentes são cansaço fora do normal, fadiga, dor de cabeça, que muitas vezes é constante e costuma ceder quando comemos, mas depois volta. Também palidez, desgano geral, frio, palpitações,aceleração do ritmo cardíaco, falta de concentração e memória.
As causas podem ser várias como por exemplo:
Uma menstruação abundante, ou uma perda significativa de sangue entre uma regra e outra.
Hemorróidas
Uma alimentação pobre em ferro
Nos primeiros meses de gravidez geralmente baixam os níveis de ferro
Você pode estar relacionada com problemas na medula óssea
O tratamento basicamente se concentra no gerenciamento de ferro em cápsulas, ou em caso de que seja necessário, através de injeções. Quando é de urgência são necessárias transfusões de sangue. Isso síl qualquer que seja o tratamento a seguir, deve ser complementada com um acompanhamento médico em relação à alimentação, já que a pessoa que sofre de anemia em muitos casos, apresenta falta de apetite, e /ou náuseas.

Para isso, há que reforçar a ingestão de leguminosas como a lentilha, ervilha, grão de bico, legumes como espinafre, rúcula, frango, carnes vermelhas, peixes, cereais, frutos secos, passas de uvas e, a ser possível, há que aumentar também o consumo de vitamina C, ou seja sucos de frutas cítricas e laranja, já que ajudam a fixar o ferro que consumimos derivado dos alimentos.

About the Author