Alimentos para a enxaqueca


A enxaqueca é um mal que ataca cada vez mais pessoas e que se caracteriza por uma intensa dor de cabeça capaz de incapacitar o afetado, já que produz às vezes problemas de visão e de fala, além de vômitos e náuseas. O fator determinante que desencadeia este mal é a alimentação.

É importante que vamos prestar mais atenção aos alimentos que consumimos quando a enxaqueca aparece, já que cada pessoa reage de forma diferente e os alimentos muitas vezes podem estar ligados à ocorrência deste intensa dor.

Existem alimentos que devemos prestar muita atenção, já que se caracterizam por propiciar as enxaquecas. Alguns deles são os enchidos, o chocolate, a banana, as nozes, a baunilha, o queijo forte e o iogurte. Também bebidas com cafeína, como o café e o chá, e bebidas alcoólicas, em especial aquelas que provêm de fermentados, como o vinho e a cerveja.

Em Portugal, a enxaqueca é a segunda doença crônica mais frequente. As mais prejudicadas são as mulheres, e a idade a que mais afeta oscila entre os 20 e os 60 anos. A maioria dos pacientes com este mal-estar apresenta antecedentes familiares.
Os médicos recomendam fazer um registro diário de todos os alimentos que consumimos, e assim poder tirar uma constante dos alimentos que consumimos quando temos enxaqueca. Diz-Se que 90% das pessoas que sofrem deste mal,podem reduzi-lo recorrendo a uma dieta saudável combinada com o exercício.
Procure ter horários ordenados de comida e evite passar mais de 4 horas sem comer para manter estáveis os níveis de glicose no sangue e evitar a diminuição drástica de açúcar no cérebro.
Embora não seja possível controlar a enxaqueca em sua totalidade, também é recomendável praticar atividades relaxantes como o yoga, bem ajudá-lo a combater outro dos principais fatores que desencadeiam o desconforto, o estresse.

About the Author