Agorafobia


O agoraphobia é o medo de estar em lugares ou situações em que pode ser difícil escapar, ou em que não se possa dispor de ajuda. No caso de ter um ataque de pânico, você pode identificar porque são: afogamento, tonturas, taquicardia, desrealización, perda de controle de esfíncteres e até mesmo náuseas.

Como consequência deste medo, a pessoa evita as situações temidas, as suporta com grande ansiedade e sente a necessidade urgente de estar acompanhada. Esse medo se costuma manifestar-se em meios de transportes como o metro, o avião ou o carro, ao sair de casa, em cinemas, centros comerciais ou grandes eventos multitudinários.
A maioria das pessoas que sofrem deste distúrbio não têm uma consciência clara de que a maioria dos sintomas físicos e psíquicos que sofrem, têm um elo comum, que é o medo irracional e a sensação de ser desprotegido. Durante as crises de pânico, costumam aparecer náuseas, suor intenso, formigamento nas mãos e pés, sensações estranhas na cabeça, distúrbios no estômago e uma sensação de instabilidade, o que é uma crise vertiginosa.
Estes sintomas costumam interpretar a maioria das pessoas que sofrem de pânico, como um distúrbio físico e solicitam um exame médico depois de uma experiência deste calibre. Os exames não costumam apresentar nenhum problema físico, mas muitos pacientes acreditam que existe um erro de diagnóstico ou, em outros casos, que se lhes está escondendo alguma doença mortal.
A partir daqui, começam uma série de consultas intermináveis, sempre com o mesmo resultado, por isso, o paciente não encontra saída, ou encontrar solução para o seu sofrimento, cabe dizer, que a agoraphobia tem remédio, fazendo frente à ansiedade, sempre com a ajuda de um profissional especializado.

Imagem de: prevenção-de-saúde

About the Author