A síndrome postolímpico

Centenas de chineses se sentem deprimidos após o encerramento dos jogos de 2008.
O logotipo de uma olimpíada já é história. Muitos chineses procuram agora um novo objetivo comum de sentido para suas vidas.
Parece que a espécie humana não conhece limites na hora de inventar novas síndromes. E agora, após a moda da síndrome pós-férias, os especialistans detectada uma nova doença, a síndrome postolímpico. Como suas vítimas? Centenas de cidadãos chineses.
As consultas de Beijing e Shanghai foram cheios de pacientes que percebem como seu humor piorou desde que foi fechado nos últimos jogos olímpicos, e muitos ainda apresentam sintomas evidentes de depressão.
Conforme explica o psicólogo Li Iene, este é o aprecer um fenômeno bastante comum entre os grandes fãs do esporte. “Os espetáculos esportivos fazem com que o público compartilhe suas emoções com muitas outras pessoas. A drenalina se desencadeia de forma coletiva. E, por isso, ao terminar as grandes encontros desportivos, ocorre uma queda de energia anímica tão acusado, entre muitas pessoas”.
Mas no caso da China, a síndrome apresenta uma característica única. O país inteiro viveu estes últimos quatro anos, pendente do sucesso dos jogos olímpicos. Agora, o objetivo foi alcançado, e muitas pessoas sentem um grande vazio domina agora suas vidas.

About the Author