A nutrição no esporte


O atleta necessita de uma dieta equilibrada e saudável ajustada às necessidades do individuoy adaptando-se ao tipo e necessidade de cada momento, de maneira que se retarda a fadiga e melhorar ao máximo o desempenho físico.
Deverá incluir na dieta diária de vitaminas e minerais por meio de frutas e legumes, que além de proporcionar fibra, se a dieta é equilibrada, não será necessário nenhum aporte extra de tais nutrientes.
Os carboidratos são os nutrientes que devem estar presentes em maior quantidade, os quais se acumulam como fonte de reserva no músculo e no fígado, devem aparecer em quantidade suficiente para substituir as perdas que se originam com o exercício e evitar a fadiga precoce, por isso é indispensável que consuma cereais integrais, pão, massas, arroz, frutas, legumes, batatas e alguns doces, embora estes últimos, ao contrário das frutas, absorvem muito rápido pelo organismo, já que são carboidratos simples.

Devido à massa muscular do atleta e para que são utilizadas como combustível energético precisa de uma quantidade maior de proteínas do que uma pessoa que não pratica esporte. Através de uma dieta equilibrada, você recebe uma quantidade adequada de proteínas, sem ter que recorrer a outros suplementos de aminoácidos ou proteínas, que costumam trazer problemas aditivos.
Há que dizer que o atleta deve incluir diariamente uma certa quantidade de gorduras, já que quando as reservas de glicogênio se acabanlas utilizado como combustível energético. Especialmente em exercícios de longa duração devem predominar as gorduras insaturadas, como os óleos de peixe e frutos secos sobre as gorduras saturadas, como manteiga, laticínios ricos em gordura, carnes muito gordas, vísceras e pastelaria industrial, entre outros.

Por último e não menos importante, haverá que levar junto com a dieta, uma correcta hidratação, para que não se vejam afetados, o desempenho e a resistência do atleta, mas haverá que ter em conta que as necessidades de uma maior ou menor hidratação dependem da intensidade e duração do exercício, assim como de outras condições externas.

About the Author