10 milhões de mortes poderão ser atribuídas a antibióticos em 2050, diz estudo

O uso de antibióticos em seres humanos aumentou 39%, entre 2000 e 2015, de acordo com um novo relatório. A descoberta levanta preocupações sobre a crescente ameaça da resistência a antibióticos — onde infecções que não respondem a drogas usadas para tratá-los, em parte porque os antibióticos são usadas em ambos os seres humanos e animais.

Economistas estimam que, se nada mudar, até 10 milhões de mortes em todo mundo podem ser atribuídos a resistência a antibióticos, por volta de 2050. Ainda antibióticos continuam a ser um dos mais poderosos remédios para data, e, em muitos casos, eles são necessários para salvar vidas. Alguns exemplos de antibióticos são considerados mais perigosos, como por exemplo a Amoxicilina ou também Azitromicina e outros ligados a categoria de penicilinas. Os mais utilizados são aqueles recomendados para infecções frequentes como infecções urinárias – uma recorrência comum entre as mulheres.

No novo estudo, publicado segunda-feira na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), os pesquisadores analisaram o consumo humano de antibióticos em 76 países ao longo do tempo. Não há global do sistema que controla o uso de antibióticos, de modo que o relatório, a estimativa é de que é um dos mais completos para a data.

Os pesquisadores descobriram que, para cada 1.000 pessoas, antibiótico taxas de consumo de aumento de 11,3 doses por dia, em 2000, para 15,7 faz por dia em 2015. O uso de largo espectro, penicilinas—o tipo mais comum de antibióticos aumentou 36%.

Os pesquisadores dizem que o aumento foi mais dramáticos e de baixa renda países de renda média, onde o consumo aumentou 114%. No entanto, eles também nota que o aumento do consumo nesses países pode não ser necessariamente uma coisa ruim; os países mais pobres tendem a ter baixas taxas de uso de países com renda mais elevada, em grande parte devido à falta de acesso.

Por isso em muitos países o uso de alguns medicamentos como os antibióticos tem sido proibido, isso porque ele efeitos ruins e nocivos no nosso corpo, isso porque ele fica durante algum tempo lá, afinal, ele está sendo consumido para acabar com um item que pode se reproduzir com muito mais facilidade do que normal. Por isso você deve tomar cuidado.

O uso de antibióticos em países de alta renda diminuiu ligeiramente, dizem os pesquisadores, embora de forma mais criteriosa utilização dos medicamentos ainda é incentivado para países como os Estados Unidos. Nos EUA, um terço dos antibióticos prescritos são desnecessários.

About the Author