Um deslizamento já não é queda

Um novo sapato previne as quedas de idosos.
Erez Lieberman, do MIT, posa ao lado de sua invenção. O i Shoe recebe o nome de Intelligent Shoe (Sapato Inteligente) e não tem nada a ver com a Apple.
O que têm em comum a sua avó, um astronauta e um pião? Seu precário equilíbrio.
Quando os astronautas voltam de uma missão espacial, a mudança de gravidade afeta o equilíbrio. Durante 16 dias, a Nasa, controla o equilíbrio, apesar de que os efeitos da gravidade desaparecem dentro de 10 dias. Os ambientes com gravidade zero afetam negativamente o sistema vestibular, um dos três sistemas que tem o corpo para regular o equilíbrio. Os outros dois são a visão e os propiorecepotores, receptores sensoriais que apontam onde está uma parte de nosso corpo em relação às outras.
Isso fez com que Erez Lieberman, da divisão de Ciências da Saúde do MITideara junto à Nasa uns sapatos especiais que alertam o usuário de qualquer desequilíbrio para que este possa corrigir os iShoes.
“Desenvolvemos o primeiro algoritmo que não só é capaz de ver a distribuição de pressão dos propioreceptores, mas que também analisam o que esta informação diz”,garante.
Devido à osteoporose aumenta a perda de equilíbrio e, assim, os fatores que podem levar uma queda.
Em Portugal há cada ano 60.000 fraturas de quadril provocadas pela osteoporose. São 500 milhões de euros de despesas anuais. 30% dos afetados por uma fratura de quadril morrem durante o primeiro ano.
A sola do iShoe mede e analisa a distribuição da pressão do pé do paciente e informa o médico dos parâmetros. De fato, você pode até levar um alarme para alertar aos familiares das quedas.

About the Author