Que é bom para o esporte para as varizes?


Em geral, diz-se sempre que o esporte é bom para tudo, mas, é claro, há que tomar estas palavras com cuidado, já que pode ter efeitos negativos para algum tipo de problema de saúde. Neste sentido, cabe perguntar: o que é bom para o esporte para as varizes? Neste blog de saúde, tentamos dar resposta a estas questões.

Basicamente, há uma série de esportes que não são nada recomendáveis quando se tem problemas de circulação. Assim, o futebol ou handebol têm efeitos negativos sobre as varizes. Ou seja, os esportes em que o contato é habitual, podem agravar os problemas que apresentam as varizes ao provocar hemorragias por ruptura. Neste sentido, o rugby ou o boxe são outros esportes que podemos incluir na lista de negativos para as varizes.
Também se devem evitar esportes estáticos, ou seja, aqueles que você faz sem sair do sítio, mas que exigem um esforço físico notável. Entre estes encontram-se a halterofilismo ou pesos.
No pólo oposto situam-se outros esportes que não têm o contato com seu banco. Assim, esportes que melhoram a circulação sangüínea são recomendados. Entre eles, a natação é um dos mais recomendáveis quando se tem varizes. O efeito da água e o movimento dos músculos faz com que se active a circulação sanguínea.
Do mesmo modo, caminhar é uma das atividades recomendadas para combater as varizes. Ao caminhar, exerce pressão sobre a planta do pé que faz com que a circulação seja ativada. Outro dos esportes que podem ser feitas para suportar as varizes é a bicicleta, que apresenta uma maior tolerância das pessoas que têm varizes.

Tendo em conta estes esportes, podemos dizer que os exercícios aeróbicos são positivos para as varizes. Por contra, há que realçar que levar uma vida sedentária é muito prejudicial para as varizes.

About the Author