Principais diferenças entre a gripe e catarro


Cair doente e ter os sintomas característicos da gripe é algo comum quando chega o frio do inverno. Agora, há ocasiões em que não é gripe o que se sofre, mas que se trata de um simples catarro. É então que surge a dúvida sobre quais são as principais diferenças entre a gripe e catarro.

A primeira coisa que devo dizer é que tanto a gripe como o catarro são processos virais, que têm um tratamento sintomático.
Em geral, podemos dizer que o catarro afeta as vias respiratórias e produz muco, provocando febre que pode durar entre 24 e 48 horas. Além disso, um dos fatos mais característicos do catarro é que o doente costuma se recuperar em 72 horas, enquanto que a gripe é incapacitante, já que não só afeta as vias respiratórias, mas também os músculos, articulações e até mesmo no aparelho digestivo, provocando vómitos ou diarreia.
É dizer, o catarro, dor de cabeça ocasional, enquanto que a gripe é mais contínuo, por isso que podemos dizer que a febre da gripe está sempre presente, e pode se arrastar por mais tempo que o catarro. Por contra, a congestão nasal é mais manifesta no catarro. Além disso, convém distinguir a tosse do catarro, que é mais frequente, e tem um aspecto seco e suave, enquanto que a gripe, a tosse é muito comum e costuma ser mais forte.

Outro aspecto de destaque, como vimos antes, é o de dores musculares e articulares. O catarro não costumam aparecer, enquanto que na gripe estão presentes e, geralmente, são intensos. Isso faz com que a gripe o cansaço seja generalizado, se estiver a mais tempo sem forças e com o clássico mal-estar geral.

About the Author