Por que se produz a esquizofrenia


A esquizofrenia é uma doença mental um tanto desconhecida e misteriosa, já que ainda não se sabe muito bem de onde vem. Para saber um pouco mais sobre ela, neste blog de saúde nos perguntamos por que se produz a esquizofrenia, uma doença mental grave, que afeta 1% da população.

As causas exatas da esquizofrenia são desconhecidas, embora a maioria dos especialistas apontam para um “limite de tensão” como responsável. Neste sentido, a idéia é que cada pessoa tem uma série de handicaps mais ou menos notórios para o desenvolvimento da vida, e de fato, diante de certas situações, nem todos reagimos de igual (tanto a nível biológico ou mental). Por exemplo, diante de um incidente trágico para o indivíduo depende desse percentual que vem por padrão em cada um de nós para desenvolver ou não a doença.
Com isso, pode acontecer que alguém, com um alto nível de vulnerabilidade perante esta doença, a perda de um emprego pode ser o suficiente para desenvolver esquizofrenia. Isso sim, isso não explica a causa da esquizofrenia, como tal, já que há que ter em conta factores biológicos.
Entre os fatores biológicos, a ter em conta, destacam-se os genes. Se houver algum caso de esquizofrenia na família, um descendente da mesma tem mais probabilidade de desenvolvê-la do que qualquer outro. Agora, não se sabe com certeza quais são os genes envolvidos nem como faz para executar esta doença.
A dopamina é outro factor a ter em conta. Trata-Se de um neurotransmissor e é um dos muitos produtos químicos do cérebro. De acordo com refletem os especialistas, essa substância está diretamente relacionada com o desenvolvimento da esquizofrenia. A dopamina está associada com os sentimentos de prazer e recompensa. O papel da dopamina na esquizofrenia está baseado no fato de que os medicamentos que reduzem a dopamina no cérebro também reduzem os sintomas de esquizofrenia.

O desenvolvimento também pode influenciar na esquizofrenia. Esta teoria diz que enquanto esta formando um cérebro e é atacado por uma infecção, os níveis de vulnerabilidade aumentam. Por exemplo, as infecções que ele pode ter uma mulher quando está grávida incidem diretamente com o desenvolvimento da esquizofrenia.

About the Author