Ovário policístico


A síndrome do ovário policístico é uma doença na qual há um desequilíbrio de hormônios sexuais femininas de uma mulher, que pode causar alterações no ciclo menstrual, alterações na pele, aparecimento de pequenos cistos nos ovários e dificuldade para engravidar, entre outros problemas.

Antes de continuar, se você quiser obter mais informações sobre os tratamentos de fertilidade existentes para engravidar, tudo aquilo relacionado com as possíveis causas de infertilidade no homem ou na mulher ou precauções a considerar, aconselhamos a visitar este artigo.
As hormonas sexuais femininas abrangem estrogênio e progesterona, assim como também os hormônios masculinos, chamados andrógenos, que também estão presentes em mulheres, mas em quantidades diferentes. Os hormônios ajudam a regular o desenvolvimento normal dos óvulos nos ovários durante cada ciclo menstrual. A síndrome do ovário policístico está relacionado com um desequilíbrio nestas hormônios sexuais femininos, mas com excesso de produção de hormonas andrógenas, juntamente com mudanças em outros níveis de hormônios.
Dentro dos ovários encontram-se os folículos, que contêm óvulos, normalmente libera um ou mais óvulos durante cada ciclo menstrual, que é chamado de ovulação. A síndrome do ovário policístico, os óvulos nestes folículos não amadurecem e não são liberados a partir dos ovários, em seu lugar, podem formar cistos muito pequenos. Estas alterações podem contribuir para a infertilidade, mas também há outros sintomas, que devem ser os desequilíbrios hormonais.
Entre os sintomas característicos da síndrome do ovário policístico aparecem alterações no ciclo menstrual, como ausência de períodos menstruais, com antecedentes de ter um ou mais períodos menstruais normais durante a puberdade e períodos menstruais irregulares, mais ou menos frequentes.
Existe um desenvolvimento de características sexuais masculinas -virilização-, como diminuição das mamas, engrossamento da voz, aumento de pêlos no peito, abdômen e face, aumento do clitóris e pêlos ao redor dos mamilos, bem como a um enfraquecimento do cabelo, chamado de calvície de padrão masculino. Também aparecem alterações na pele, como um agravamento da acne, marcas cutâneas grossas e escuras ao redor das axilas, inglês, peito e pescoço, devido à sensibilidade à insulina

Imagem de: madresenlared

About the Author