Mãe, estou estressado

Os filhos de famílias numerosas têm menos distúrbios do comportamento, mas sofrem mais estresse
Por que todas essas mudanças de humor?
O 32,9% das crianças entre 2 e 13 anos vive em famílias com um nível de stress elevado e 17,3% em risco de desenvolver transtornos do comportamento, de acordo com os pediatras. Embora, de acordo com o estudo que fizeram, parece haver uma vacina: a família numerosa. Em famílias com quatro ou mais filhos há menos distúrbios do comportamento, enquanto que o desempenho escolar é menor.
Estes distúrbios são o motivo mais comum para que um filho seja avaliado por um especialista em saúde mental. Também são conhecidas como distúrbios do comportamento perturbador, e se refere a um comportamento “criminosas” (a criança não se sente culpado por se comportar mal, diz palavrões, há touros, beber álcool ou drogas…) ou agressivas (discute muito, é dura, cruel, desobediente ou inveja, destrói coisas e você luta com facilidade).
Mas antes de que apareça uma caixa assim, costumam aparecer alguns sintomas. De acordo com o pediatra Luis González Trapote, “os aspectos mais relacionados com os problemas de comportamento são o baixo rendimento escolar, o elevado nível de estresse familiar e, também, o uso abusivo de jogos de computador, jogos de vídeo e conversar pela internet”.
Entre as crianças espanhol estes sintomas começam a ser preocupantes: 31,4% têm baixo rendimento escolar, 71% vê entre uma e três horas da tv, e aos 13 anos navega ao redor de uma hora pela internet. Você chegará a ter uma epidemia de crianças “ditadores”?

About the Author