Lecitina de soja contra o colesterol


São muitas as propriedades que contém lecitina de soja, mas, fundamentalmente, ajuda a prevenir o colesterol e os triglicéridos, assim como as doenças cardiovasculares.
Concretamente, é um complexo de fosfolipídios que derivam das sementes de soja e é comercializado em diferentes apresentações, embora a forma granulada é a mais consumida. É importante destacar que a lecitina infla a gordura que se encontra no sangue para que seja mais fácil para o organismo de eliminar e evitar os acidentes cardiovasculares.
A lecitina de soja é muito adequada para diminuir os níveis elevados de colesterol e equilibrar o HDL e o LDL, aumentando este último, em quase 50 %, além de baixar os níveis plasmáticos elevados de homocisteína. Além disso, é muito aconselhável em casos de infiltração de gordura no fígado, ou quando este está exposto a substâncias nocivas usar a soja. Ajuda, em grande parte, melhorar a memória, por isso que este complexo é aconselhado em casos de crianças com problemas de aprendizagem. Recomenda-Se também, para melhorar o desempenho atlético, em deficiências neurológicas e durante a velhice.

Quanto ao seu teor nutricional, não contêm proteínas e pouquíssimos carboidratos, embora seja uma importante fonte de gorduras, especialmente polinsaturadas, com uma alta concentração de ácido linoleico e, em menor quantidade, o ácido oleico e o ácido alfa-linoleíco. Não traz nada de colesterol e destacam-se pequenas quantidades de minerais em sua composição, como o fósforo e o potássio, vitaminas antioxidantes como A, C e e e do grupo B, como a B1, B2 e B6. Recomenda-Se tomar 1 ou 2 colheres de sopa por dia -, distribuídos no café da manhã e outra no almoço-, misturado com o iogurte, sopas ou saladas, entre outros.
Não há que esquecer que a lecitina de soja, gera grande quantidade de colina e que está carregada de um bom número de antioxidantes, já que se trata de um suplemento rico em vitamina E, mas aconselha-se não ultrapassar as doses indicadas, já que pode ser prejudicial em excesso, podendo dar lugar a reações abdominais, vômitos, diarréia, sudorese ou dor de barriga.

Imagem de: tanguapos

About the Author