História da cirurgia estética

Uma técnica que nasceu em 1921
Barret Brown aperfeiçoou a técnica para tratar pacientes queimados, e na década de 1950, organizou os primeiros bancos de pele que permitiam guardar fragmentos deste órgão esterilizados com radiação gama.
1921
Reconstrução de mandíbula. Vilray Papin Blair, cirurgião de Saint Louis, Estados Unidos, usou fio para fixar as partes fraturadas de uma mandíbula.
1924
Enxerto cutâneo Barret Brown aperfeiçoou a técnica para tratar pacientes queimados, e na década de 1950, organizou os primeiros bancos de pele que permitiam guardar fragmentos deste órgão esterilizados com radiação gama.
1934
Ácido hialurônico. O isolaram Karl Meyer e John Palmer do corpo vítreo do olho das vacas. Com a aplicação de botox, é a técnica mais utilizada para remodelar a face sem cirurgia.
1942
Bola pneu. Uma das contribuições espanholas a estética. O inventou o cirurgião Jaime Planas e se colocava sob a pele (orelhas, etc.), para corrigir imperfeições.
1945
‘Peeling’. As substâncias para esfoliar a pele se conheciam desde finais do século XIX, mas o seu uso estético começou este ano. Hoje, usam-se também para esconder cicatrizes.
1950
Aplicação de botox. A toxina produzida por uma bactéria que vive no solo, relaxa o músculo, conforme demonstrou Vernon Brooks. Na estética é usado para corrigir as rugas do rosto.

1952
Microscópio cirúrgico binocular Revolucionou a cirurgia reparadora e estética, porque multiplicou por 1000 aumentos do microscópio clássico.

1955
Microinstrumentos para sutura. Sem eles não seria possível fazer um transplante de rosto. Também se incorporaram materiais finos de sutura, que reduziram as cicatrizes.
1962
Primeiro reimplante de membro Foi amputado um dedo, e o fizeram dois doutores, Tamai e Susumi, no Japão. É o primeiro passo da microcirurgia que se pratica hoje.
1970
Avanços na anestesia de Acordo com o doutor Vila Rovira, foram capitais para a difusão da estética, porque permitiram fazer operações mais longas, com absoluta segurança.

1972
Materiais biorreabsorbibles. São utilizados principalmente em estética, sem cirurgia, mas também são investigadas para soldar a fraturas.
1978
Ciclosporina. É a pedra angular dos tratamentos imunossupressores. Foi utilizado nos transplantes de rosto que se tem feito até agora.
2005
Pele artificial. Apresentou a felicidade para pessoas que sofreram grandes queimaduras, e se investiga também para o tratamento de doentes com câncer de pele.

2009
Transplante sem imunossupressão. Paolo Macchiarini implantou uma traquéia. Você é a porta para que dentro de 20 ou 30 anos possam fazer transplantes de rosto “estéticos”?
2009
O novo rosto com células-tronco da gordura. Jaume (na foto), está “muito bem e feliz”: desapareceram as deformações que causou-lhe no rosto a síndrome de Parry-romberg para. Fizeram-no em Vall d’Hebron, em Barcelona, com células-tronco de gordura.

About the Author