Gripe A: o que você precisa saber

O que é, como evitar e o que fazer se nos contagiamos
Como será a próxima pandemia?
Especialista: Ángel Gil
Pandemia para pobres
A gripe A
Se começou a chamar de “gripe suína”, mas os peritos, como Ángel Gil, professor de Medicina Preventiva e Saúde Pública da Universidade Rei Juan Carlos de Madrid, explicaram que era mais correto chamá-la de “vírus A H1N1 Mexico2009”. Assim que agora é conhecida como “Gripe A”.
Esta doença é causada pelo vírus da família Orthomyxoviridae, que afeta basicamente a esses animais. No entanto, a capacidade de mutação do vírus lhe permitiu saltar para a espécie humana e produzir o contágio. Em particular, há três subtipos do vírus em suínos: H1N1, H1N2 e H3N2. A cepa de origem da atual crise sanitária é uma variante do H1N1, que por outro lado é muito diferente do vírus H1N1 da gripe “humana”.
O México foi colocado no olho do furacão, quando os meios de comunicação começaram a fornecida como origem dessa nova doença, e relatar casos de pessoas mortas pelo vírus no país. QUO.é não foi menos e realizou uma constante cobertura dos primeiros acontecimentos.
Sua rápida disseminação por todo o mundo lhe dá todos os bilhetes para se tornar a nova pandemia do século XXI. Portugal não está à margem, com um número crescente de pessoas infectadas. As autoridades de saúde prevêem que, com a descida das temperaturas e as condições meteorológicas do outono e do inverno o vírus H1N1, ao igual que o da gripe comum, se estenda por toda a geografia espanhola.
O Ministério da Saúde disponibiliza em seu site informações sobre a gripe A (H1N1) e um telefone de atendimento ao cidadão (901 400 100).
Como se transmite e o que produz no organismo
O passo dos animais para os seres humanos ocorre por contato direto, mas não costuma ser comum. No entanto, uma vez que já passou para os humanos, a transmissão do vírus é o mesmo que com a gripe “humana” ou sazonal: principalmente pelo ar, quando um afetado tosse ou espirra, ou por contato, como por exemplo, ao tocar em algo com o vírus e, em seguida, levar à boca ou ao nariz.
Por sua parte, o vírus não se transmite comendo carne de porco ou derivados do mesmo, já que este morre ao ser cozido a temperaturas de cozedura de 70º.
Uma pessoa infectada com a gripe A pode apresentar sintomas semelhantes aos da gripe humana: febre alta, cansaço, tosse, espirros, dor de garganta, corrimento nasal (inflamação da mucosa nasal), dificuldade em respirar e mal-estar geral. Além disso, ele também pode causar, em alguns casos, falta de apetite, diarreia, náuseas e vómitos.
Como evitá-la, e o que fazer se cair doente
A higiene é fundamental para lutar contra o vírus da gripe a: a água e o sabão, podem ser muito mais eficazes do que qualquer vacina. Por isso, convém lavar as mãos frequentemente, secárselas com papel descartável, e não tocar a boca, nariz ou os olhos com as mãos.
Se constatar algum dos sintomas, o Ministério da Saúde recomenda fazer a ligação aos serviços de saúde de cada comunidade autônoma, e só em caso de que o caso seja grave deveremos ficar no hospital. Além do perigo em se contaminar  neste ambiente pela falta de desinfecção hospitalar. Um doente com o vírus H1N1 deve isolar-se em sua casa durante uma semana e não receber visitas. Quanto ao uso de antivirais, os responsáveis de Saúde garantem que a maioria dos doentes não vai precisar. Por sua parte, os principais laboratórios trabalham a empreitada para desenvolver vacinas eficazes contra o vírus.

About the Author