Fibromialgia, causas e sintomas


É uma das novas doenças detectadas ou reconhecidas dos últimos anos, inclusive, tem sido reconhecida pela OMS como uma doença no ano de 1992, da qual pouco se sabe a seu respeito e, menos ainda, que se deve a sua origem.
A sintomatologia mais comum desta doença é a hipersensibilidade e dor crônica muscular, pelo que o diagnóstico é realizado por um médico traumatólogo e se bem que a sofrem ambos os sexos, são as mulheres quem mais sofrem.
Tem três níveis de intensidade leve, moderada ou grave, dependendo deste, se terá ou não a possibilidade de desenvolver uma vida mais ou menos normal, incidindo na vida familiar e vida profissional. Neste último aspecto pode causar, acima de tudo, longos períodos de absenteísmo e incapacidade para realizar as atividades diárias devido às dores esqueléticos.

As pessoas que têm de conviver com esta doença tem problemas ao levantar-se pela manhã, devido ao entorpecimento dos ossos, apresentam dificuldades na hora de esticar-e também lhes afeta a nível psicológico, uma vez que esta situação lhes produz tristeza, medo e insegurança.
Embora a relaciona com diferentes causas, algumas delas são:
De origem genética
Reiteradas lesões ou situações de estresse
De acordo com estudos realizados, a ter níveis baixos de serotonina
Os sintomas geralmente se baseiam em:
Dor muscular generalizada
Musculatura rígida
Insônia ou distúrbios do sono
Alterações neurocognitivas, como, por exemplo, falta de memória
Dor abdominal
Formigueiro
Cefaléas
Cólon irritável
Possíveis tratamentos:

Não existe um único tratamento terapêutico para tratar a doença. De acordo com cada caso geralmente se aplicam com um conjunto de medidas destinadas a apoiar psicologicamente o paciente com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida, realizando exercícios físicos controlados por um especialista e, por meio de técnicas como a termoterapia e massoterapia.
Em geral, são administrados medicamentos para aliviar a dor, e se necessário ansiolíticos ou sedativos para a depressão e distúrbios do sono.

About the Author