Efeitos colaterais da pílula do dia seguinte


Cada vez temos a nosso alcance mais educação sobre como evitar uma gravidez não desejada, e também mais opções contraceptivas. Alguns deles são apenas de emergência, como a pílula do dia seguinte.
A pílula do dia seguinte como seu nome indica é uma pílula que a mulher deve consumir depois de ter tido relações sexuais de risco, podendo levar até 72 horas no máximo. Se a pílula é tomada antes das 24 horas, a sua eficácia é melhor.

Essa pílula é uma mistura de hormônios que altera o ciclo reprodutor feminino, impedindo que se leve a cabo a fertilização.Embora sua eficácia é quase de 100%, devemos ter em conta que não se trata de um contraceptivo mais se não de um remédio de emergência.
Esta pílula evita uma gravidez indesejada, mas não nos protege de infecções de transmissão sexual, também pode causar efeitos secundários como tonturas, dor de cabeça, náuseas, dor na parte baixa do abdômen, aumento da sensibilidade nos seios, atraso de regra, fadiga, diarreia e até mesmo vômitos, estes sintomas podem manifestar-se em até 24 horas depois de ter tomado a pílula.
Em Portugal, pude obter-se essa pílula sem prescrição médica em qualquer farmácia desde março de 2009. Existe também a pílula dos 5 dias, a qual se exige receita médica.

Não importam quais são as razões que nos levem a usar a pílula. O importante é saber que devemos usá-la uma vez, isto não nos causará nenhum problema, já que o nosso ciclo se ajustar novamente. Mas é também fundamental saber que não se deve usar a pílula do dia seguinte de forma frequentemente, já que ao fazê-lo podem ser afetadas as nossas hormonas tendo problemas mais sérios como a ausência do período menstrual ou o crescimento inadequado do endométrio.

About the Author