Dieta rica em proteínas vegetais


As proteínas vegetais são uma excelente opção para as proteínas animais. São alimentos nutritivos que fornecem aminoácidos, mas nem todos contêm os aminoácidos essenciais, é necessário saber como combiná-los para que não surjam carências.
Um dos alimentos mais recomendados na dieta e com grande quantidade de proteínas vegetais, além de fibras, vitaminas e minerais, são as leguminosas, onde as mais ricas em proteínas vegetais são a feijões, seguidas da soja e onde são importantes todos os seus produtos derivados, como o leite de soja, o tempeh, tofu ou a proteína de soja texturizada.

Outros produtos que fornecem proteínas vegetais são o seitan, que possui uma grande versatilidade na cozinha e as sementes e os frutos secos, com uma boa proporção de omega-3, que fornecem energia imediata e não devem faltar na dieta e comidos com moderação trazem grandes benefícios e não engordam. Não se deve esquecer a ingestão de cereais integrais, como o arroz, o muesli ou massa, que combinados com lácteos ou frutos secos, formam uma importante fonte de proteínas vegetais.
Uma de suas maiores vantagens é o baixo conteúdo em gorduras saturadas e colesterol, que são o principal problema de obesidade e doenças cardiovasculares. Além disso, os nutrientes que elas contêm são de assimilação lenta que trazem sensação de saciedade, o que fará com que apareça a fome mais tarde.
Acidifican menos sangue, possuem fibras, contêm menos purinas e não apodrecem no intestino, como as da carne, contêm menos gordura e sobrecarregam menos os rins e o fígado. Também são digeridas facilmente e são baratas.
Para assegurar um completo aporte de aminoácidos essenciais é importante combinardiferentes alimentos proteícos para poder sintetizar as proteínas adequadamente, entre elas as combinações mais adequadas são: cereais integrais com leite, legumes e frutos secos, com sementes, cereais e legumes e frutos secos com sementes e cereais.

Imagem de: webdelbebe

About the Author