Dieta para pessoas com problemas de fígado


O fígado e a vesícula biliar ajudam a eliminar substâncias tóxicas do organismo, como podem ser: pesticidas e agrotóxicos utilizados nas plantações, aditivos químicos ou medicamentos. Nas patologias hepáticas o estado nutricional altera-se de tal forma, que pode chegar a causar desnutrição e deficiências vitamínicas e de minerais.
A dieta deve ser leve, mas nutritivo, por isso é recomendado de 5 a 6 tomadas de alimentos em pequenas quantidades e realizar uma dieta rica em hidratos de carbono complexos e proteínas de qualidade, bem como abundante em alimentos que fornecem vitaminas, minerais, enzimas e fibras.
Serão excluídos da dieta os alimentos que sobrecarregam a função hepática como são os alimentos gordos e proteínas de origem animal, além disso, o consumo de sal será moderado, cerca de 2,5 g /dia. Devido ao seu teor em sódio e o açúcar e os alimentos refinados são excluídos da dieta.

O aporte de potássio através da dieta também é importante quando há retenção de líquidos, já que nas doenças hepáticas é comum o desenvolvimento de retenção de líquidos que se manifesta com a ascite e edemas periféricos.
É necessário evitar as bebidas alcoólicas, gorduras saturadas, como a gema de ovo, leite, manteiga, carne e enchidos e as gorduras hidrogenadas ou parcialmente hidrogenadas, que são encontrados em alimentos como biscoitos, bolos, pães, bolos ou molhos.
Também há que excluir da dieta frituras, excesso de proteínas de origem animal, alimentos defumados, açúcar e açúcares refinados, alimentos irritantes ou picantes, o café e o chá.
São considerados alimentos benéficos: os cereais integrais, verduras amargas, como o rabanete, alcachofra, cardo de leite e cebola, hortaliças, batata. ou frutas, como cereja, ameixa, maçã ou uva.
Devem-Se incluir no cardápio alimentos fermentados, como chocroute e algas, mas com moderação. São recomendados a lecitina de soja, levedura de cerveja e o germe de trigo, sem esquecer o mel, assim como os óleos de oliva e de sementes oleaginosas com moderação e o chá verde.

Imagem de: vitadelia

About the Author