Dieta equilibrada em adulto


Qualquer adulto saudável necessita de um fornecimento equilibrado de nutrientes, para manter o organismo em bom estado, como são as vitaminas e minerais, carboidratos, proteínas e gorduras principalmente, que asseguram o bom funcionamento de todos os órgãos.
Diariamente é importante apresentar entre quatro e cinco peças de frutas, distribuídos ao longo da jornada diária e duas porções de legumes e produtos hortícolas: uma para a hora da refeição e outra à hora do jantar, tanto crus como cozidos, que assegurem a ingestão de vitaminas e minerais.
Os cereais integrais e leguminosas fornecem carboidratos complexos, que são de assimilação lenta e mantêm-se fartará o organismo, além de fornecer outros nutrientes, como a fibra, muito importante para garantir um bom trânsito intestinal. Devem-Se evitar tanto quanto possível os hidratos de carbono de assimilação rápida, como a pastelaria industrial, açúcares e cereais refinados.

Deve-Se garantir uma quantidade adequada de proteínas, tanto vegetais como animais, sendo de preferência, as primeiras, já que as proteínas de origem animal são de digestão mais pesado, e ao contrário da proteína vegetal que fermenta, a proteína animal apodrece. É preferível a carne de ave nas carnes vermelhas e peixe a estas últimas, de preferência azul, por sua contribuição de ácidos graxos benéficos para o organismo.
Entre as gorduras saudáveis, destacam-se o óleo de oliva, as contidas no peixe e os frutos secos, que são também cardiosaludables, evitando as gorduras saturadas e hidrogenadas totalmente.
Como complemento a esta dieta, você deve assegurar um correcto aporte de água diária e um adequado programa de exercício físico. Os produtos, como as algas, os germinados, probióticos e alguns alimentos fermentados trazem ao organismo propriedades interessantes.

Imagem de: vitonica

About the Author