Criação de sites otimizados: o que UI, UX e SEO têm a oferecer

Criação de sites otimizados: o que UI, UX e SEO têm a oferecer

A criação de um site otimizado passa pela UI, UX e SEO. Mas, o que significa cada uma dessas siglas e o que têm a oferecer para atingir o melhor resultado possível ao site? Confira, aqui, essas respostas!

 

O que é UI?

Trata-se do User Interface, que tem como foco explicar como serão as interações entre usuários e softwares ou aplicativos. O UI encontra maneiras diferenciadas de entregar o conteúdo ao usuário, muitas vezes redesenhando a página.

Com isso, torna a navegação entre páginas e site muito mais rápida e simples, contribuindo diretamente para que o usuário tenha uma boa experiência e consiga realizar ações de forma descomplicada.

O uso de UI envolve a avaliação e melhoria do layout da página, disposição de elementos e serviços, etiquetas de menu e encadeamento de páginas, entre outros detalhes.

 

O que é UX?

UX significa User Experience e tem como foco as ações do usuário, inclusive a forma como interage com um serviço ou marca. Todo o UX é voltado a melhorar experiência do usuário, de modo a torná-la agradável.

O UX é importante porque torna a experiência relevante ao usuário, o que possibilita fidelizá-lo à marca e ainda promover essa experiência diferenciada a outras pessoas.

Aplicado ao marketing digital, o UX visa garantir uma boa navegabilidade e usabilidade de sites. Para isso, analisa sua estrutura e identifica melhorias que podem ser implementadas para o usuário permanecer mais tempo na página e consumir o conteúdo, produto ou serviço oferecido.

 

Qual a diferença entre UI e UX?

Quem conhece o que é UI e UX costuma fazer uma pergunta: qual a diferença entre ambos? Esta dúvida é comum porque são conceitos complementares que trabalham o design e experiência do usuário.

Mas, UI e UX são diferentes! O UI possui foco na forma que os usuários interagem com as plataformas da empresa. Já o UX é dedicado a criar uma experiência agradável ao usuário, considerando o todo e não somente a interface.

 

O que é SEO?

SEO significa Search Engine Optimization, ou seja, Otimização para Motores de Busca. Trata-se de um conjunto de ações que são aplicadas a uma página e/ou site para alcançar um ranqueamento melhor em mecanismos de busca, como o Google.

O SEO trabalha para influenciar que algoritmos façam análises e avaliações do site para indexá-lo em menor prazo e classificá-lo melhor em páginas de resultados de busca, sempre de maneira orgânica, isto é, sem pagar.

Existem diferentes técnicas que podem ser aplicadas, como a otimização utilizando palavras-chave, criação de URLs amigáveis e linkagens. Além disso, também pode otimizar a estrutura do site, para melhorar o tempo de carregamento de páginas, tornar o design responsivo e ter maior usabilidade.

 

Como o UI, UX e SEO contribuem à criação de sites otimizados?

UI, UX e SEO trabalham de maneiras diferentes e complementares para a melhoria da experiência do usuário. Mas, por que isso é tão importante na criação do site?

Simples: com uma melhor experiência, motores de busca entendem que seu site ou página é mais relevante para o usuário, ranqueando-o melhor em páginas de resultados de pesquisa.

Com isso, a empresa consegue aumentar seu tráfego, captar mais leads, criar e estabelecer um relacionamento com usuários, bem como gerar mais oportunidades de vendas.

Todos esses resultados são atingidos de maneira orgânica, em médio e longo prazos, porém de forma contínua, contribuindo positivamente para o crescimento da marca.

 

Como implementar o UI, UX e SEO na criação de sites otimizados?

A implementação do UI, UX e SEO na criação de sites otimizados deve passar por algumas etapas para garantir um trabalho de excelência, que realmente dê uma ótima experiência ao usuário. Veja quais são:

 

Pense como o usuário

O erro mais comum ao criar um site é não pensar como o usuário. É preciso ter em mente que o site é destinado ao usuário e não ao público interno da empresa.

Quando se adota o UI, UX e SEO para otimização, o usuário deve ser o foco. Portanto, procure pensar nele ao criar toda a experiência no site, colocando-se em seu lugar para identificar se a navegabilidade e usabilidade são boas, inclusive se o conteúdo oferecido é realmente relevante.

 

Crie site com design responsivo

O design responsivo possibilita que o site seja visualizado a partir de qualquer dispositivo, com facilidade de navegação e usabilidade. Além disso, mecanismos de busca consideram esse fator para melhoria do ranqueamento do site.

 

Faça testes

Os testes possibilitam identificar gargalos e realizar melhorias ou adaptações considerando o comportamento do usuário. Por isso, não deixe de realizá-los periodicamente.

 

Acompanhe métricas

O acompanhamento de métricas é importante após o lançamento do site, para identificar seus resultados e tomar medidas com base em dados.

Ao otimizar site para Google, trabalhe com métricas como visitas, tempo de permanência na página, entre outras, para identificar o que pode ser melhorado e garantir uma boa experiência ao usuário.

About the Author