Como funciona o período fértil

Durante o ciclo menstrual, um óvulo é liberado de um de seus ovários e passa pela trompa de Falópio. O óvulo vive apenas 24 horas após a ovulação, e um espermatozoide deve encontrar o óvulo dentro desse período para que a gravidez aconteça. Isso não significa que a mulher tenha que fazer sexo no dia da ovulação, de modo que o esperma pode sobreviver em seu corpo por vários dias após o sexo. Se você quiser engravidar, fazer sexo a cada dois dias significa que você está sempre esperando para encontrar o óvulo quando for liberado.

Periodo fértil

Quando acontece a ovulação?

É difícil identificar exatamente quando a ovulação acontece, mas geralmente ocorre 10 a 16 dias antes do início do próximo período. O primeiro dia do seu período é um dos seus ciclos menstruais. O ciclo médio leva 28 dias, mas ciclos mais curtos ou mais longos são normais. Não é correto dizer que as mulheres são férteis no 14º dia do ciclo menstrual, se o seu ciclo é de 35 dias, você estará fértil no 14º dia do seu ciclo. Se você tem um ciclo mais curto – por exemplo, 23 dias – você pode ovular em torno dos dias 7-13.

Evitando a gravidez

Existem muitos métodos de contracepção que você pode escolher para evitar a gravidez. Os preservativos são o único método que ajuda a proteger contra a gravidez e as infecções sexualmente transmissíveis (DSTs).

É difícil saber exatamente quando ocorre a ovulação. Então, se você está tentando evitar a gravidez, não há um momento “seguro” do mês para fazer sexo desprotegido.

Para uma mulher com um ciclo menstrual mais curto (por exemplo, 23 dias) fazendo sexo desprotegido durante o período, ela poderia colocá-la em risco de gravidez.

“O esperma pode permanecer por sete dias, e ela pode ovular logo após o término da menstruação.”

Algumas mulheres usam planejamento familiar natural para planejar ou evitar a gravidez. Trabalhar fora do seu tempo fértil é muito dependente de conhecer o seu ciclo e conhecer seus indicadores de fertilidade, o que leva a observação.

Os métodos mais eficazes de contracepção são os métodos contraceptivos reversíveis de ação prolongada, como a injeção contraceptiva, o implante contraceptivo, o sistema intra-uterino (Mirena) e o dispositivo intra-uterino (DIU).

About the Author