Benefícios dos minerais


Os minerais são um tipo de composto essencial para o desenvolvimento de uma dieta equilibrada. Neste sentido, não podem faltar no dia-a-dia, e o seu consumo é vital. Por isso, a partir deste blog de saúde, buscamos quais são os principais benefícios dos minerais. Cálcio, zinco, sódio, magnésio, fósforo, ferro, potássio ou iodo não deve faltar na nossa alimentação diária.

Cada mineral proporciona ao organismo uma série de benefícios. Cada um tem suas próprias qualidades que os tornam essenciais. Por exemplo, o cálcio é um dos mais importantes, já que é um dos que tem mais presença no organismo. A sua missão consiste em proporcionar estabilidade e permeabilidade da membrana celular. Também intervém na estrutura óssea, por tudo o que está ligado com a osteoporose.
O ferro é o encarregado de transportar o oxigênio pelo sangue. O zinco faz parte do sistema imunitário, pelo que atua na cicatrização das feridas, e também é um mineral necessário para o desenvolvimento dos sentidos do gosto e do olfato. Também é parte ativa da formação do DNA.
Por sua parte, o magnésio é um ativador natural de um grande número de coenzimas, mas também está muito ligado às proteínas. É um mineral que está relacionado com a vitamina D. Se atendemos ao iodo, pode-se dizer que é necessário para um bom funcionamento de hormônio da tireóide.

Uma vez analisados separadamente, podemos dizer que, em geral, os minerais são necessários para levar uma dieta equilibrada. Um dos motivo pelos quais os minerais são indispensáveis é porque eles estão presentes em nosso organismo em uma percentagem que ronda os 4%. Apesar disso, sua contribuição é essencial e cada mineral tem sua própria função dentro deste perfeita engrenagem que é o organismo.

About the Author